Feira de Santana

Feira de Santana poderá ter voo direto para São Paulo com retorno à noite

Governador acredita que novo voo poderá estimular a preferência para o aeroporto de Feira de Santana.

27/11/2015 às 17h14, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Feira de Santana perdeu os voos diretos da Azul Linhas Aéreas para São Paulo e Minas Gerais, mas poderá ter um deles de volta. Em entrevista coletiva em Feira de Santana durante visita a obras da Lagoa Grande na manhã desta sexta-feira (27), o governador Rui Costa informou que já foram realizados no aeroporto de Feira de Santana todos os procedimentos de responsabilidade de governo do estado, inclusive a iluminação noturna. No entanto, o governo aguarda a liberação da Agência Nacional de Aviação Civi (Anac) para um teste de voo que deve ser feito por técnicos da aeronáutica.

“O compromisso da Azul comigo é colocar um voo para São Paulo. Ele sairia de manhã cedo e retornaria para Feira de Santana à noite com a aeronave dormindo em Feira, inclusive com a revisão e manutenção sendo feita no aeroporto daqui também à noite. Nós já fizemos a iluminação, e tudo que era de responsabilidade do estado, já foi feita a primeira inspeção e ela foi aprovada, mas as autoridades aeronáuticas precisam fazer um teste com uma aeronave oficial da aeronáutica no qual simulam vários tipos de aproximações noturnas para verem se está tudo certo. Para empregar o voo noturno falta apenas este voo de simulação com técnicos a bordo para testar e aprovar a sinalização e comunicação”, explicou.

Rui Costa ressaltou que apesar de não ter até o momento informações sobre previsões da Anac deste teste, o governo do estado está reforçando o pedido de urgência que foi feito.

“Este é o voo que acreditamos ser mais viável para Feira de Santana. Estive conversando com o presidente da Azul sobre o aeroporto de Feira e ele disse que não é fácil a viabilização do voo porque mesmo em São Paulo, em cidades mais ricas e maiores, quando há uma distância menor do que 200 km entre um aeroporto grande e um pequeno, as pessoas nem sempre dão preferência para o aeroporto menor por causa da quantidade de oferta de voos. Ele concordou comigo que a maior chance de Feira voltar a ter voo para São Paulo seria esse que sai cedo e volta à noite porque isso estimula o uso do aeroporto para quem tem negócios a resolver em São Paulo. Não ter gastos com diárias de hotéis e descolamento para Salvador eventualmente compensaria uma passagem mais barata no aeroporto da capital. Como em Salvador tem muito mais voos, a tendência de sempre ter ofertas de passagens mais baratas empurra as pessoas para a capital, e acredito que a economia com outros serviços estimularia o voo pelo aeroporto de Feira”, enfatizou.

O governador também falou durante a coletiva sobre o decreto que reduz de 17% para 12% a alíquota do ICMS sobre a aquisição de querosene de aviação para companhias aéreas que ampliarem em até 40% o número de assentos para vôos nacionais e internacionais com destino à Bahia. A medida, segundo a assessoria de comunicação do governador, entra em vigor a partir de 1º de janeiro, tem o objetivo de fomentar o turismo no Estado.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade