Feira de Santana

Em vistoria de obra da Lagoa Grande Rui Costa fala em municipalização do HGCA

Ele informou que está conversando com o prefeito José Ronaldo de Carvalho para saber que serviços podem ser oferecidos na instituição e ver a possibilidade do Clériston ser administrado pelo município.

27/11/2015 às 14h15, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O governador Rui Costa esteve na manhã desta sexta-feira (27) em Feira de Santana para visitar as obras da Lagoa Grande. A visita foi acompanhada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, deputado estadual Zé Neto, o deputado federal Irmão Lázaro, entre outras autoridades. Rui Costa afirmou que percebeu o avanço das obras da Lagoa Grande e disse que está muito feliz com o resultado.

“Eu percebi o avanço das obras, que está belíssima, estou muito feliz com o resultado e tenho certeza que o povo de Feira está mais feliz ainda, pois todos nós que víamos a Feira ou passava pela BR-116, no Contorno, olhávamos para aquele matagal todo sujo e ficávamos nos perguntando o que tinha ali embaixo. Hoje está descoberto que tem esse tesouro precioso, que vai estar a disposição do povo de Feira a partir do mês de junho do ano que vem, com equipamentos de ginástica, náutico, ciclovia”, destacou.

José Lúcio Machado, que é presidente da Conder, informou que a obra tem um investimento de 72 milhões de reais. Segundo ele, quase 600 famílias foram removidas do local e agora está sendo feita a parte de drenagem da lagoa.

“Toda parte de pista de terraplanagem se encontra concluída, as pistas pavimentadas e as pistas para veículos, pra ciclovia e de cooper estarão concluídas até maio, juntamente com a parte de urbanização. Ainda tem o serviço que não estará totalmente concluído no mês de maio, mas que estará concluído até o fim do ano, que é o complemento do esgotamento sanitário das comunidades que vivem no entorno da lagoa”, informou.

Sobre os jacarés que encontram-se na lagoa, José Lúcio disse que a situação está sendo estudada. “Acredito que a permanência deles poderá trazer prejuízos ao esporte náutico, pedalinhos. Vai ter a solução que os órgãos ambientais recomendarem”, destacou.
 

Municipalização do Clériston Andrade

Ainda durante a visita, o governador foi questionado sobre o futuro do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após a construção de um novo hospital geral em Feira de Santana. Ele informou que está conversando com o prefeito José Ronaldo de Carvalho para saber que serviços podem ser oferecidos na instituição e ver a possibilidade do Clériston ser administrado pelo município.

Mudanças servidores do estado

O Governador Rui Costa enviou à Assembleia Legislativa algumas mudanças relacionadas aos servidores do estado. Sobre o assunto, ele explicou que não foi retirado nenhum direito do servidor e disse que o governo está se precavendo de abusos que eram cometidos. 

“Tínhamos pessoas de chefia que, depois de anos, faziam requerimentos alegando que nunca tinham tirando férias e pedindo uma indenização. Quem controlava se as pessoas tiravam ou não férias? Às vezes essas pessoas recebiam R$ 600 mil de indenização. Primeiro, não temos dinheiro para pagar isso atualmente. Segundo, se a gente continuar pagando essas indenizações, vou consolidar que o estado vai ter ultrapassado a lei de responsabilidade fiscal e, portanto, vou ficar impedido de dar promoção para os servidores públicos, avanço nas carreiras, entre outras coisas, prejudicando a maioria dos servidores”, explicou.

Crise na Uefs

O governador Rui Costa ainda falou sobre a crise financeira enfrentada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ele afirmou que não é ele quem faz a gestão da instituição e pediu que seja feita uma comparação entre a Uefs e a Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz).

“É mais ou mesmo a mesma quantidade de alunos, a mesma estrutura física, a mesma quantidade de cursos. Quem tem o orçamento maior é a Uefs e por que a Uesc não está em crise? Quem faz a gestão das universidades não é o governador e sim os gestores”, declarou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade