Salvador

Morre, aos 90 anos de idade, o ex-governador da Bahia Lomanto Júnior

O enterro está marcado para as 17 horas no Cemitério São João Batista.

24/11/2015 às 06h16, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Morreu na noite de segunda-feira (23), no Hospital Português, o ex-governador da Bahia Antonio Lomanto Júnior, que iria completar 91 anos no próximo domingo. Ele estava internado há 45 dias, devido a complicações renais.

O corpo está sendo velado no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, ao lado do Passeio Público). Ainda hoje (24) o corpo será levado para o município de Jequié, sua terra natal. O enterro está marcado para as 17 horas no Cemitério São João Batista, em Jequié, amanhã (25).

Político de destaque no estado, Lomanto Júnior passou por diversos cargos eletivos. Começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié, no sudoeste do estado, lugar onde nasceu. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade, alcançando projeção ao levantar a bandeira do municipalismo, fato que o levou a conquistar o governo do estado no ano de 1962, sendo eleito o governador mais jovem da história da Bahia, aos 37 anos. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.

Político cumpridor de suas obrigações, o avô do deputado estadual Leur Lomanto Junior (PMDB), sempre esteve voltado para atender os interesses da população, com honestidade, competência, dedicação e responsabilidade. Costumava dizer: “Sou político para servir, não para ser servido”. Primou pela ética na política, característica tão difícil de encontrar nos dias atuais.

Líder municipalista,enfrentava os poderosos com coragem cívica, buscando sempre o melhor para os municípios. Essa postura lhe valeu a presidência da Associação Brasileira de Municípios (ABM), a partir de 1959.

Com muita habilidade para fazer amizades, Lomanto Junior transformou a sua vida privada e pública em um celeiro de grandes amigos, de todos os segmentos.

Obras

Como governador, Lomanto Junior mudou a matriz econômica do Estado, que era eminentemente agrícola, passando a ser de base industrial, com a implantação do Centro Industrial de Aratu. Em Salvador, reconstruiu o Teatro Castro Alves e construiu a Avenida Contorno. Integrou o Extremo Sul do Estado, construindo todas as ligações dos municípios com a BR – 101. Fez a Ponte Ilhéus – Pontal, obra reivindicada desde o governo Getúlio Vargas, e construiu e inaugurou o maior estirão de asfalto, com 400 km, ligando Feira de Santana a Juazeiro. Além disso, eletrificou todo o Estado, integrando o Sistema Paulo Afonso ao de Funil.

Popularidade e herança política

Lomanto Junior foi o único governador, na história política da Bahia, a sair nos braços do povo, que o conduziu do Palácio Rio Branco ao Campo Grande, numa manifestação espontânea que demonstrou a aceitação e popularidade de seu governo. Foi também o deputado federal proporcionalmente mais votado do Estado.

Lomanto Júnior foi um estadista, muito atuante em todos os cargos que exerceu. É considerado pelos seus familiares, amigos e todos aqueles que compartilharam de sua vida, um ser humano extraordinário, humilde e de espírito conciliador. A sua generosidade tornou-se uma marca exaltada pelos amigos e colegas. No Senado, alguns pares o chamavam de Coração Transbordante.

Deixa esse patrimônio moral para seus 5 filhos, 10 netos e 10 bisnetos. Herdaram a sua vocação para a política, o filho Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, deputado pelo terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.

Cronologia dos cargos de Lomanto Junior

Vereador – Jequié – 1947 a 1950
Prefeito – Jequié – 1951 a 1955
Deputado estadual – Bahia – 1955 a 1959
Prefeito – Jequié – 1959 a 1963
Governador – Bahia – 1963 a 1967
Deputado federal – 1971 a 1975
Deputado federal – 1975 a 1978
Senador – 1979 a 1987
Prefeito – Jequié – 1993 a 1996
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade