Bahia

Incêndios criminosos são debelados na Chapada Diamantina

Focos de incêndio de grandes proporções também foram debelados próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, na Chapada Diamantina

19/11/2015 às 14h52, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Cerca de 50 homens tentam combater um incêndio que começou na manhã desta quarta-feira (18) em uma serra, na cidade de Jacobina, região da Chapada Diamantina, no norte da Bahia. Segundo militares do exército, que foram acionados para debelar as chamas, por uma mineradora, a suspeita é que algum morador tenha colocado fogo em entulhos e as chamas de alastraram provocando o incêndio.

Focos de incêndio de grandes proporções também foram debelados na noite de quarta-feira (18) nas margens da BR-242, próximo à comunidade de São João e Pai Inácio, na Chapada Diamantina. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, há evidências no local de que o sinistro foi criminoso. “Com a ajuda do Corpo de Bombeiros e dos brigadistas que dão suporte ao controle do fogo, conseguimos debelar a queimada. Hoje [nesta quinta-feira, 19], será feito o rescaldo na região para garantir que não apareçam novos focos”.

Spengler disse que ainda não se sabe a motivação do crime. “Essa ação prejudica toda a região, uma vez que há uma imensa perda de patrimônio biológico e ambiental local, com supressão de vegetação, animais, além de impactos sobre a água e emissão de CO² [gás carbônico] na atmosfera, interferindo no clima”. Ele solicitou às pessoas que refletissem “sobre o mau que estão fazendo à humanidade por conta dessa ação criminosa”.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, o fogo proposital deixa rastros, que se proliferam rapidamente. “O autor do sinistro tem a certeza que o fogo vai proliferar. Mas as equipes dos bombeiros, com apoio dos brigadistas e da comunidade local não têm poupado esforços para combater os focos, dando um suporte fundamental ao combate ao incêndio”.

Até o momento, foram controlados os principais focos de incêndios registrados entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, na BR-242, nas proximidades do Rio Mucugezinho, nas localidades de Campo São João, Morrão e Cercado, mas os brigadistas continuam no local como ação preventiva para que não haja reignição. Novos focos foram registrados em Pindobaçu e Jacobina, uma equipe com 15 bombeiros foi deslocada para Pindobaçu, onde já estão atuando as brigadas de Jaborandi e do próprio município. Outra equipe vai monitorar a região de Jacobina para traçar as ações necessárias.

Presente no combate aos incêndios, o soldado Muniz, morador da região e lotado na unidade do Corpo de Bombeiros de Lençóis, explica que a região é de difícil acesso, mas o trabalho tem sido feito de maneira eficaz. “A corporação está unida no combate aos focos de incêndio, com apoio decisivo dos brigadista e da população. Além de combatermos o incêndio, cuidamos sempre do colega ao lado, para garantir a segurança de todos. Muitas vezes nos vimos cercado por fogo, mas como conhecemos profundamente a região conseguimos criar rotas de fuga”.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade