Bahia

Consórcio Portal do Sertão e Bahiater discutem articulação para o desenvolvimento rural no Território

A partir da conversa foi deliberada, para, a partir da próxima segunda-feira (23), a realização de uma Ação Conjunta entre as equipes técnicas da Bahiater/Setaf e Consórcio Portal do Sertão para a emissão e renovação das Dap’s nos municípios consorciados.

18/11/2015 às 09h40, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o intuito de integrar as ações voltadas para o agricultor familiar do território portal do sertão, a coordenadora da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER/Portal do Sertão), vinculada a SDR, Edilza Reis, se reuniu com a equipe técnica e o secretário executivo do Consórcio Portal do Sertão, Daniel Moreira, para dialogar acerca da articulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável.

Na reunião, foram diagnosticadas algumas demandas relacionadas ao campo, como a inscrição e acompanhamento do Garantia Safra e renovação das Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), documentos que identificam os Agricultores Familiares aptos a realizarem operações de crédito rural junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), acessarem o Garantia Safra, comercializarem junto ao PAA/PNAE, entre outros benefícios voltados para o pequeno agricultor.

A partir da conversa foi deliberada a realização de uma Ação Conjunta entre as equipes técnicas da Bahiater/Setaf e Consórcio Portal do Sertão para a renovação das 5.805 Dap’s inativas, nos municípios consorciados. “Esta articulação visa somar forças para levar ao agricultor familiar o desenvolvimento de sua produção. Esta relação estreita estabelecida vai integrar e dinamizar as ações destes dois entes de desenvolvimento rural. É uma iniciativa fantástica”, declarou Edilza Reis.

Segundo Daniel Moreira, a expectativa é integrar as ações, compartilhando infraestrutura e recursos humanos, para que estas cumpram o papel de desenvolver a agricultura familiar na região. “A articulação é essencial para casarmos as ações executadas pelo dois órgãos, integrando ainda mais a Assistência Técnica e Extensão Rural no território”, avaliou.

Atualmente, no desenvolvimento rural, o Consórcio executa projetos de construção de Cisternas, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Regularização Fundiária, em parceria com a CDA/SDR; Gestão Ambiental Compartilhada, executado em parceria com Meio Ambiente – Governo da Bahia e Habitação Rural. Foi assinado ainda, recentemente, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para os municípios consorciados.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. bom dia venho em nome da associaçao do distrito de alto alegre adjascençias solicitar 156 cisternas.para comunidade ode tem essas familias que nao possui reservatorios de aguas cnpj 35701351/000104.tel pra contato 75.991170164

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade