Bahia

Shows do Festival de Lençóis atraem milhares de pessoas à Chapada Diamantina

A expectativa da organização do evento, que prevê a movimentação de 30 mil pessoas em torno do Festival de Lençóis.

10/10/2015 às 14h47, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os artistas que vão subir ao palco da Praça Horácio de Mattos, na cidade de Lençóis, a partir das 19h30 deste sábado (10) vão encarar pela frente o desafio de manter nas alturas o nível de animação das milhares de pessoas que se reuniram para assistir às atrações da abertura do Festival de Lençóis, na noite de sexta-feira (9).

O chorinho da banda local Choro Labuta convidou o público a chegar cedo ao espaço para aproveitar os shows gratuitos da festa, que chega a sua 17ª edição e tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio do programa Fazcultura. A cantora baiana Márcia Castro, uma das atrações mais aguardadas da noite, revelou a importância do evento para a região quando perguntou ao público, durante a apresentação, quem era de Lençóis e menos da metade das pessoas levantou as mãos. Na sequência ela emendou mais duas: "Quem veio para Lençóis por causa do Festival?", evidenciando a grande presença de turistas, e "quem já tomou banho em alguma cachoeira [de Lençóis]?", deixando claro que a festa tem poder de impulsionar o turismo e a economia da Chapada Diamantina.

Pela primeira vez se apresentando na cidade, Márcia Castro cantou os principais sucessos gravados em seus três álbuns e animou a plateia, que já estava lotada a essa altura da festa. Aproveitou a ocasião para convocar o público para os shows de verão que fará a partir de janeiro, em Salvador, no projeto Pipoca Moderna e recomendou uma visita à Cachoeira do Sossego, na Chapada Diamantina, onde esteve na quinta-feira.

A terceira e mais aguardada atração da noite atraiu uma multidão para a frente do palco. O cantor e compositor Leo Jaime levou o público ao delírio abrindo a apresentação com Rock Estrela e não deixou de fora do repertório um só sucesso no show comemorativo aos seus 30 anos de carreira. Batizado de "O Intimista", o show teve mais momentos de dança e animação que o previsto pelo nome, o que deixou o artista goiano ainda mais à vontade para se divertir com o público.

O romantismo também garantiu seu espaço na voz de Leo Jaime. Na interpretação de "Preciso dizer que te amo", gravado também por Cazuza, o público cantou junto com o artista e a emoção tomou conta da praça Horácio de Mattos. Ficou por conta de Helio Bahia e Banda, outra atração local da festa, encerrar a primeira noite do festival, com grandes sucessos do reggae e do pop rock nacional, o que manteve a animação do público até a madrugada deste sábado.

Turismo

A expectativa da organização do evento, que prevê a movimentação de 30 mil pessoas em torno do Festival de Lençóis, é que ainda mais pessoas assistam às apresentações da noite deste sábado, quando o movimento de turistas vai aumentar em razão do feriado prolongado. Na opinião do soteropolitano Marcos Teixeira, de 23 anos, a realização do festival impulsiona a economia da Chapada Diamantina e é um incentivo a mais para quem quer fazer turismo na região. "Conheci Lençóis ano passado, por conta do Festival, e resolvi repetir a experiência esse ano. É uma maneira de fazer turismo e curtir grandes shows, como foi esse de Márcia Castro", contou o estudante universitário, que foi para Lençóis acompanhado da namorada e pretende gastar cerca de R$ 1 mil na cidade.

Quem inicia a festa neste sábado é o grupo local Griô, para, então, subir ao palco uma das atrações mais aguardadas do festival, o cantor e compositor Pedro Mariano. Considerado um dos maiores intérpretes brasileiros da atualidade, o artista fará um show à moda antiga, pela variedade de gêneros, e ao mesmo tempo atual, pela sonoridade apresentada. No repertório não faltarão “Simplesmente”, “Quase Amor” e “Voz no Ouvido”, entre outros sucessos do álbum 8 e do seu último trabalho, Pedro Mariano e Orquestra (CD e DVD).

Ainda neste sábado, a banda Scambo leva sua música para Lençóis em clima de comemoração pelos 15 anos de formação do grupo. Liderada por Pedro Pondé, a Scambo é uma das bandas mais conhecidas e influentes da cena baiana, tendo sua musicalidade divulgada nacionalmente este ano ao participar do programa Super Star da Rede Globo. No repertório, os clássicos “Sol de Ninguém”, “A Carne dos Deuses” e “O Rato”, além das canções do álbum “Flare”, gravado no formato acústico. A banda Zion encerra o segundo dia de apresentações.

O festival, que deixou ainda mais colorido o casario da cidade de Lençóis e aumentou a movimentação de turistas por todos os lados da Chapada, segue até a noite de domingo (11), quando sobem ao palco a banda local Raiz do Vento, o sambista Diogo Nogueira e a banda Baiana System

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade