Cultura

Espetáculo “Quincas” remonta obra de Jorge Amado em Feira de Santana

Grupo de teatro paraibano Osfodidário adapta história de Quincas Berro d’Água no Teatro da CDL, a preços populares

09/10/2015 às 11h07, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um das obras literárias mais importantes do escritor baiano Jorge Amado será remontada para os palcos do teatro baiano, contando a história de um personagem icônico da literatura da Bahia. O espetáculo “Quincas”, projeto de livre adaptação do livro “A morte e a morte de Quincas Berro d’Água”, do grupo de teatro paraibano Osfodidário, passou por Salvador nos dias 7 e 8 de outubro, no Teatro Vila Velha, chegando em Feira de Santana nos dias 11 e 12 de outubro, às 19h, no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A obra conta com direção e adaptação de Daniel Porpino, com Ana Marinho, Dudha Moreira, Odécio Antonio e Thardelly Lima no elenco.

Além das apresentações, o grupo de teatro Osfodidário realizará vivências com participação livre e gratuita de deficientes visuais, estimulando uma troca de experiências sensoriais através das distintas possibilidades de sensibilização que o teatro proporciona. Em “Quincas”, o grupo faz uso de comédia para recontar a história do homem que abandonou a família burguesa para ingressar no universo do baixo meretrício, onde a narração fica por conta dos seus quatro inseparáveis amigos: Curió, Negro Pastinha, Cabo Martim e Pé-de-Vento.

A peça faz parte do projeto “Sons e Sentidos: Circulação do espetáculo Quincas”, aprovado no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2014 e irá circular por alguns estados do Nordeste, já tendo sido apresentado em Pernambuco, na cidade de Recife e no Festival de Inverno de Garanhuns. A obra preserva a história original, fazendo uso do ambiente marginal em oposição ao mundo mesquinho e preconceituoso da burguesia amante das aparências. O espetáculo tem como ponto forte o uso da água como representação da embriaguês, as lágrimas da perda, o mar. Embebidos neste universo, os personagens-narradores seduzem o público a este mergulho poético nas águas sem fim do “campeão do falecimento”, Quincas Berro D’água.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade