Feira de Santana

Sebrae promove ações para fortalecer a economia local

Em Feira de Santana, 95% das empresas ativas são de pequeno porte, cerca de 50.844, a maioria ligada ao comércio e prestação de serviços.

05/10/2015 às 15h32, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Sebrae de Feira de Santana promoveu na manhã desta segunda-feira (5) o Dia do Movimento Compre do Pequeno Negócio, em comemoração ao Dia da Pequena Empresa, celebrada nesta data. O programa foi lançado em agosto e visa conscientizar a sociedade acerca do consumo de produtos e serviços das micro e pequenas empresas, para fortalecer a economia local.

Em Feira de Santana, 95% das empresas ativas são de pequeno porte, cerca de 50.844, a maioria ligada ao comércio e prestação de serviços. De acordo com o gerente da Unidade Regional do Sebrae Feira de Santana, Isailton Reis, essas empresas geram 52% dos empregos formais no município e contribuem com 27% do Produto Interno Bruto brasileiro (PIB).

“No contexto desse movimento, em que vamos a cada município baiano, há a Lei da Pequena Empresa. Essa lei implantada no município permite que ele possa ter critérios legais de priorizar a compra no pequeno negócio. Em Feira de Santana foi onde tivemos o maior número de adesão dos empresários”, disse Isailton Reis.

Para participar, o empresário deve entrar no site www.compredopequeno.com.br e aderir ao processo. Durante a adesão o interessado receberá algumas informações, kits, material para divulgação, que ajudarão a fortalecer a ideia.

Ele falou ainda o comportamento das empresas locais diante do atual cenário econômico. “Existem empresas que estão tendo consequências com a crise e outras menos, porque descobriram um nicho de mercado em que mesmo nesse momento elas podem sobreviver. Mas no geral as pequenas empresas têm conseguido caminhar frente a esse cenário”, afirmou.

Isailton Reis afirma que antes de uma empresa passar pelo processo de falência, ele aconselha seus proprietários a procurarem o Sebrae para uma avaliação. “A gente aguarda que antes de um processo de quebra, a empresa nos procure para um processo de avaliação. Nos colocamos à disposição, para que ela possa avaliar melhor o seu negócio, se a melhor alternativa nesse momento de é de fechar ou criar outras alternativas para a continuidade da empresa”, ressaltou.

De acordo com ele, para se iniciar um pequeno negócio é necessário fazer uma avaliação pessoal a fim de identificar a sua experiência e o seu desejo por determinado tipo de atuação. “Mas só isso não basta. Tem que partir também para uma avaliação de mercado, e identificar uma oportunidade. A partir desse momento deve-se fazer um plano detalhado de negócios”, orientou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade