Bahia

Fim de semana tem previsão de tempo quente e seco na maior parte da Bahia

Na Bahia, além de deixar o tempo seco, esse sistema contribui para elevar as temperaturas em todo o estado.

02/10/2015 às 09h57, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No primeiro fim de semana de outubro, não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo em todo o Nordeste brasileiro. A massa de ar quente e seco continua predominando, o que deve manter o céu ensolarado e sem chuvas em praticamente toda a região.

Na Bahia, além de deixar o tempo seco, esse sistema contribui para elevar as temperaturas em todo o estado. Essa condição é mais preocupante para as regiões oeste, São Francisco e norte, onde, além do tempo quente (com máximas de até 39°C), essa massa de ar reduz os índices de umidade do ar, mantendo-os em níveis considerados críticos (em torno de 20%).

Risco de queimadas

A previsão de tempo quente e seco, somada à vegetação ressecada, aumenta os riscos de ocorrência de novos focos de queimadas ou pode intensificar aqueles já existentes. Recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio e/ou renovação de pastos para os animais. Uma simples ponta de cigarro ou uma faísca pode dar origem a uma grande queimada, provocando prejuízos.

Outro reflexo dessas queimadas impacta diretamente na saúde da população. A fumaça aumenta os riscos de causar danos, principalmente, em crianças, idosos e/ou naquelas pessoas que já apresentam algum tipo de problema respiratório. Para minimizá-los, a sugestão é hidratar-se continuamente, ingerindo água, suco, etc, bem como, evitar exposição ao ar livre por longo período, a exemplo da prática de atividade física entre 10h e 18h.

Temperatura

Para as demais regiões do estado, o predomínio continua sendo de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas. Nas localidades mais próximas ao litoral (como Salvador e região metropolitana), há possibilidade de ocorrer eventos de chuvas fracas. As temperaturas nessas regiões devem ficar elevadas, com máximas variando de 30°C a 35°C, principalmente no meio da tarde.

Por outro lado, durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, em algumas localidades dessas regiões são esperadas as menores temperaturas do estado, sobretudo, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 14°C.

Maré

Para o período entre sexta-feira (2) e domingo (4), a maré deve atingir altura máxima entre 6h e 9h e entre 18h e 21h, com valores variando de 1,5 a 2,7 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 0h e 3h e entre 12h e 15h, com valores variando de 0,2 a 1,1 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Radiação

Uma das características da primavera é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser verificado nos índices previstos para o período de sexta (2) a domingo (4), quando devem variar de 11 a 12.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria de intensidade ‘extrema’. Desta foma, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar devem ser mantidos, principalmente, nos horários das 10h às 16h, quando há maior incidência. Recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade