Feira de Santana

Procon e Ibametro apreendem brinquedos em lojas do centro da cidade

De acordo com Itaraci Pedra Branca, que é chefe de fiscalização do Procon, a ação está sendo realizada em lojas de brinquedo devido a proximidade do Dia Das Crianças.

01/10/2015 às 15h57, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso 

Cerca de 60 unidades de brinquedos foram retiradas das prateleiras de 20 lojas fiscalizadas na manhã desta quinta-feira (1), em Feira de Santana. A fiscalização foi realizada pela superintendência municipal de Defesa do Consumidor em parceria com o Ibametro em lojas de brinquedos.

De acordo com Itaraci Pedra Branca, que é chefe de fiscalização do Procon, a ação está sendo realizada em lojas de brinquedos devido à proximidade do Dia das Crianças. Ele informou que os brinquedos apreendidos foram bonecas, espadas, bonecos da galinha pintadinha, entre outros.

“As embalagens têm que constar o selo do Inmetro, têm que ter a faixa etária e se o brinquedo parecer com armas de fogo, ele é retirado da loja e é apreendido, assim como os que estiverem com qualquer tipo de irregularidade. Retiramos quase 60 unidades de brinquedos das lojas, pois não continham o selo do Inmetro e não tinham a tradução em língua portuguesa, caracterizando produto importado, sem as especificações da legislação brasileira”, explicou.

De acordo com Itaraci, os pais devem estar atentos à embalagem do brinquedo. Ele destaca que o selo do Inmetro é uma segurança, assim como a faixa etária indicada nas embalagens. “Os pais devem olhar tudo isso na hora da compra”, afirmou.

Caso os pais percebam defeito de fabricação nos brinquedos após a aquisição, o chefe de fiscalização orienta que retornem à loja, portando a nota fiscal. “A loja deve fazer a troca do produto. Se assim não fizer, o consumidor deve se dirigir até o Procon”, orientou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade