Bahia

Campanha de combate ao câncer de mama colore Elevador Lacerda de rosa

A abertura oficial da campanha acontece às 16h desta quinta-feira, na Praça Visconde de Cairu, no Centro Histórico, com apresentação da Banda da Guarda Municipal.

01/10/2015 às 15h13, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Elevador Lacerda será iluminado na cor rosa a partir desta quinta-feira (1º). A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, projeto que tem o objetivo de alertar a população sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. A abertura oficial da campanha acontece às 16h desta quinta-feira, na Praça Visconde de Cairu, no Centro Histórico, com apresentação da Banda da Guarda Municipal.

O câncer de mama continua sendo a principal causa morte por neoplasia entre as mulheres em idade fértil em Salvador, seguido do câncer de colo de útero. As taxas de mortalidade continuam elevadas no município – cerca de 120 óbitos anualmente – por conta do diagnóstico tardio, geralmente, quando a doença está em estado avançado. Em 2015, as unidades hospitalares soteropolitanas registraram 311 internamentos em decorrência do tratamento da enfermidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que somente este ano, sejam detectados cerca de mil novos casos da patologia na capital baiana.

A fim de reverter este quadro e garantir o enfrentamento do câncer, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Área Técnica de Saúde da Mulher, promove ações contínuas de educação, promoção e prevenção em saúde, além de apoio e estímulo à formulação de leis na defesa da saúde pública.

No mês de outubro, as atividades são reforçadas nos 12 distritos sanitários com a participação efetiva dos profissionais de saúde, com a realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce. As mobilizações em prol da luta contra o câncer são realizadas em todo o mundo, sendo denominada de Outubro Rosa, pois remete a cor do laço símbolo da campanha.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade