Feira de Santana

Samu completa 11 anos de implantação nesta terça-feira

De acordo com a coordenadora, atualmente 173 profissionais atuam no Samu

29/09/2015 às 14h46, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) comemorou na manhã de hoje (29) 11 anos de implantação em Feira de Santana. A coordenadora do órgão, Maisa Macedo, afirmou que o serviço tem muito que comemorar, pelo período de lutas, de conquistas e sucesso.

“Quando a gente trabalha salvando vidas e transformando a vida das pessoas, isso é muito importante. Você pegar uma pessoa e tirá-la de uma parada cardíaca transforma aquele indivíduo e a sua família. Então nós temos sim o que comemorar e agradecer por estamos aqui sendo esse ponto de luz em Feira de Santana”, afirmou Maisa Macedo.

Ela destacou que o trabalho na rua só faz aquele que tem Deus no coração e muito amor para se dedicar e ajudar o próximo. “Você pode ter o melhor conhecimento científico do mundo, a melhor técnica, mas se não estiver motivado, não consegue transformar aquele momento. E o Samu é isso: vida, motivação, é a vontade de fazer diferente”, disse.

De acordo com a coordenadora, atualmente 173 profissionais atuam no Samu. Ela explicou também como é feito o atendimento na central, através do telefone 192. “A regulação de urgência ocorre a partir da necessidade do paciente, como infartos, acidentes de moto, carro, mas a pessoa que ligar para o 192 deve estar do lado da vítima e responder a algumas perguntas feitas pelo médico, para que ele decida se irá apenas orientar a pessoa ou encaminhar um veículo.”

Regionalização

Sobre a regionalização do Samu, Maisa Macedo informou que para ela ocorrer é necessário haver um alinhamento entre todos os municípios da microrregional, que são 28, envolvendo Feira de Santana, que é a base central. “Todos esses componentes já se assentaram em diversas reuniões e estão alinhando para que de fato essa operacionalização aconteça. Com isso, Feira de Santana terá 12 ambulâncias e mais 13 distribuídas nos outros municípios”.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade