Feira de Santana

Escolas recebem instrumentos do programa Música na Escola

O Programa Música na Escola vai beneficiar 7 mil alunos em 79 escolas municipais em quatro atividades diferentes.

29/09/2015 às 11h53, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em clima de alegria e empolgação, estudantes das escolas municipais Ana Maria Alves dos Santos, Antonio Alves Lopes e Josenita Nery Boaventura receberam na tarde desta segunda-feira, 28, os instrumentos musicais que serão usados nas aulas do Programa Música na Escola. O prefeito José Ronaldo e a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, visitaram as unidades de ensino.

O Programa Música na Escola vai beneficiar 7 mil alunos em 79 escolas municipais em quatro atividades diferentes. Para o desenvolvimento das atividades, a Secretaria Municipal de Educação investiu na aquisição de mais de 400 instrumentos musicais que serão utilizados pelos alunos nas aulas.

O Música na Escola se divide em quatro atividades diferentes, distribuídas em projetos. Através do Instrumenta, por exemplo, os alunos terão a oportunidade de aprender a tocar teclado, violão, flauta-doce e acordeom.

Foto: Arivaldo Publio/ Secom

Com o projeto Cantando na Escola, as crianças tem aulas de técnica vocal e o projeto resulta na formação de corais; o terceiro projeto fomentará a criação de uma orquestra sinfônica infantojuvenil, com aulas de violinos e outros instrumentos menos conhecidos como o fagote, oboé, tímpano, dentre outros. A quarta iniciativa resulta no investimento significativo que está sendo feito pelo governo municipal a fim de promover as fanfarras, um traço cultural tradicional da região de Feira de Santana.

Na Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos, do Feira X, Carlos Henrique Jesus Silva, de 13 anos, que já teve aulas de bateria, se mostrou entusiasmado com a novidade. "Quem sabe esta não é uma boa oportunidade para o meu futuro", disse o adolescente. Descontraída, Milena Santana Santos Silva, de 15 anos, cantou para a comitiva e comemorou a chegada do programa: "Como eu gosto muito de cantar, as atividades aqui da escola podem ficar mais interessantes ainda". No Ana Maria, os estudantes terão aula de teclado dentro do Projeto Instrumenta. A escola recebeu dez teclados.

Na Escola Municipal Antonio Alves Lopes, do Viveiros, os estudantes serão distribuídos em aulas de violão. Esta é a segunda atividade que contempla a escola, de acordo com a diretora Ana Claudia Carneiro Oliveira, pois os alunos já frequentam o coral do Projeto Cantando na Escola desde 2013. "Desde que começaram as apresentações em via pública, como no Paço Municipal no Natal, eles adoram. É uma empolgação é enorme. Agora que temos uma nova atividades, estamos encantados com a possibilidade de vê-los tocar um instrumento", comemora. "Agradecemos ao prefeito José Ronaldo por incluir nossa escola, estamos felizes".

A terceira entrega foi na Escola Municipal Josenita Nery Boaventura, que fica no Conjunto Paulo Souto. A escola atende a 570 alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental. A comitiva do Programa foi recebida por um grupo de estudantes da faixa etária dos 8 aos 12 anos. Felizes pela novidade, os alunos cantaram músicas gospel e sertaneja acompanhados por dois músicos da coordenação do programa.

A vice-diretora da escola, Joelma Sobrinho Alves, disse que o trabalho de técnica vocal já apresenta resultados bem interessantes. "Nas aulas de música eles acabam desenvolvendo outras habilidades e isto influencia também na disciplina e no comprometimento das crianças nas aulas", observa.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade