Terça-feira, 1º de setembro de 2015

Valorizar qualidades

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades é para os sábios!

01/09/2015 às 11h14, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Certa vez, que numa carpintaria houve uma estranha reunião entre ferramentas, para acertar suas diferenças. O martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria de renunciar.
A causa? Fazia barulho demais e, além disso, passava o tempo todo golpeando.

O martelo assumiu sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo. O parafuso concordou, mas, por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Disse que ela era muito áspera ao tratar os demais. A lixa acatou a decisão, mas com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo sua medida, como se fosse ele o único perfeito.

Nesse momento o carpinteiro entrou, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, uma rústica madeira converteu-se num fino móvel. Quando as ferramentas ficaram novamente a sós, a assembléia retomou a discussão. Foi então que o serrote pediu a palavra e disse:

– Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos fortes. Assim, proponho um trato: não vamos mais ressaltar nossos pontos fracos e vamos passar a valorizar nossos pontos fortes.  Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. E também a alegria pela oportunidade de trabalharem juntos.

Reflexão:
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os talentos dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades  é para os sábios!

Valorize o que torna especial cada pessoa da sua equipe e ajude-as a desenvolver suas habilidades, assim você terá um melhor desempenho e um resultado muito mais significativo. Lembre-se: uma equipe é o reflexo do seu líder!

Autor: Desconhecido
http://exame.abril.com.br

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade