Feira de Santana

Em Feira, Marina Silva fala sobre desenvolvimento sustentável e crise nacional

O evento foi organizado pelos alunos do 10º semestre de Direito da Faculdade Nobre (FAN), no espaço Olimpo.

27/08/2015 às 16h33, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A ex-candidata à presidência da República de 2014 e senadora Marina Silva fez palestra ontem (26) em Feira de Santana sobre os desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil. O evento foi organizado pelos alunos do 10º semestre de Direito da Faculdade Nobre (FAN), no espaço Olimpo.

Em sua palestra, Marina Silva destacou que atualmente existem cerca de 2 bilhões de pessoas que vivem com menos de dois dólares por dia, o que significa falta de moradia digna, educação, acesso à saúde, entretenimento, e condições básicas para sobrevivência.

Sobre a atual crise econômica no Brasil, Marina Silva afirmou que quando se iniciou a crise em 2008 as economias do mundo buscaram se reorganizar e hoje, mesmo com dificuldades, uma parte delas está saindo da crise.

“Mesmo fazendo um esforço, estão vivendo situações difíceis, imagine os que subestimaram a crise. Então agora nós estamos pagando um preço muito alto. Cerca de 8,4 milhões de trabalhadores já perderam seus empregos; tivemos uma diminuição nos recursos do Fies (Financiamento Estudantil), são mais e mais jovens que não estão tendo acesso ao sonho de uma universidade, e nós temos uma inflação que está corroendo o salário dos trabalhadores e uma política de juros altíssimos que faz com que o país tenha cada vez mais baixos investimentos”, afirmou a senadora.

Marina Silva criticou ainda a forma como o governo tem lidado com a crise. “O que surpreende é ouvir a presidente Dilma dizer que ela não tinha conhecimento da gravidade da crise. A mudança que precisa ser feita em primeiro lugar é de atitude. Reconhecer a gravidade da crise, que errou e que não fez o dever de casa, e que a resposta não vai ser dada apenas por um grupo”.

Impeachment

Acerca dos pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Marina Silva acredita que a sociedade brasileira tem que dar apoio às investigações, e que caso elas cheguem à conclusão de que há responsabilidade direta, deve-se cumprir a lei. “Antes de termos a conclusão dos processos com relação à responsabilidade de quem quer que seja se deve aguardar o resultado das investigações. A gente não pode achar que determinadas saídas, são a saída para todos os problemas. Não se pode passar por cima da Constituição. Essa é a minha posição”, declarou.

BRT em Feira

A senadora Marina Silva informou ainda que tomou conhecimento sobre a implantação do BRT em Feira de Santana e a retirada de árvores da Avenida Getúlio Vargas, mas que não conhece o projeto. Na opinião dela, antes de se implantar um projeto como este é necessário discutir com os vários segmentos da sociedade.

“Uma discussão como essa precisa ser feita no Conselho de Meio Ambiente, na Academia, ouvindo os movimentos sociais que estão imbuídos nessa questão, e integrar as duas coisas. Uma cidade é sustentável quando ela é capaz de produzir qualidade de vida, que pressupõe transporte público de qualidade e ao mesmo tempo espaços abertos que possam melhorar a vida das pessoas e ao microclima, que é o que se tem quando a cidade é arborizada”, ponderou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade