Previsão do tempo

Fim de semana de ar quente e seco no oeste e chuvas fracas no litoral da Bahia

A intensificação da massa de ar é mais evidente nas regiões oeste, São Francisco e norte

21/08/2015 às 09h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As condições do tempo previstas para a Bahia, desta sexta-feira a domingo (21 a 23), devem ter mudanças significativas, principalmente, em relação a massa de ar seco, que nas últimas semanas vinha atuando com mais intensidade na faixa centro-oeste e norte. Para os próximos dias, esse sistema ganha força, reduzindo a nebulosidade e as chuvas em outras regiões do estado.

A intensificação da massa de ar é mais evidente nas regiões oeste, São Francisco e norte, onde, além de manter o céu ensolarado, também deve influenciar diretamente nas temperaturas. Com a nebulosidade reduzida, durante o dia os índices podem atingir valores de até 35°C (máximas) e à noite caem significativamente, com possibilidades de chegar aos 16°C (mínimas).

Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde essa massa de ar também deve influenciar o tempo, embora com menor intensidade, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro e sem chuvas na maior parte do período. Ainda assim, eventos isolados de chuvas fracas podem ocorrer em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas, onde também estão previstas as menores temperaturas do estado, com mínimas de até 12°C.

Os baixos índices de umidade relativa representam outro reflexo da atuação da massa de ar, sobretudo, no oeste baiano, com previsão de chegar aos 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), eles são considerados preocupantes para o conforto humano, uma vez que o ideal seria de, no mínimo, 60%. O quadro pode se agravar com a fumaça causada pela ocorrência de queimadas. Nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana, onde as chances de ocorrência de chuvas serão maiores, as temperaturas não terão mudanças significativas e devem variar de 17°C (mínimas) a 32°C (máximas).

Queimadas

De acordo o Serviço de Meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos instituto (Inema), com a vegetação já ressecada, somada à condição de tempo quente e seco, aumentam as chances de ocorrer novos focos ou mesmo intensificar os existentes. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo nas atividades de campo, principalmente, na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, pois uma simples ponta de cigarro pode dar origem a uma grande queimada, trazendo, assim, grandes prejuízos para a região. Mesmo com a atuação da massa de ar nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam sendo o sistema que deve predominar, ocasionando céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.

Maré e Radiação Ultravioleta

A maré deve atingir altura máxima, no final de semana, entre às 7h30 e 10h30 e entre às 19h30 e 22h30, com valores variando de 1,5 a 2,2 metros. As alturas mínimas vão ocorrer entre 1h30 e 4h30 e entre às 13h30 às 16h30, com valores variando de 0,6 a 1,1 metro. As ondas devem ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,5 metros.

Uma das características da estação do inverno é a redução nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Entretanto, a condição de céu com poucas nuvens resulta na sua elevação, como os previstos sexta-feira domingo, quando devem variar de 9 a 11. Segundo a OMS, os Índices estão classificados nas categorias ‘Muito Alta e Extrema’, o que requer cuidados quanto exposição prolongada à radiação solar. O recomendável é usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente, no horário das 10 às 16h, intervalo de tempo tem efeitos dos raios solares maiores.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade