Bahia

Festa de São Bartolomeu movimenta Maragojipe neste final de semana

As celebrações religiosas e festas profanas continuam na segunda-feira (24), dia oficial de São Bartolomeu

21/08/2015 às 09h22, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O final de semana será de festa em Maragojipe, no Recôncavo Baiano, com as comemorações dedicadas ao padroeiro do município, São Bartolomeu. A programação tem regata neste sábado (22) e lavagem das escadarias da Igreja Matriz, no domingo (23). As celebrações religiosas e festas profanas continuam na segunda-feira (24), dia oficial de São Bartolomeu, com salva de fogos à meia-noite, além de alvorada seguida de missa solene, a partir das 5h. No último dia do mês (31), às 16h, uma procissão marca o encerramento das comemorações.

Em sua 46ª edição, a Regata Aratu-Maragojipe vai reunir 130 embarcações, que concorrem a 18 prêmios, neste sábado (22). As largadas têm início às 10h, na Baía de Aratu, quando os barcos ganham o mar, seguindo pela Baía de Todos-os-Santos até chegar a Maragojipe, passando pelo Rio Paraguaçu. Cerca de 500 embarcações devem colorir o percurso com suas velas, incluindo os tradicionais saveiros. A estimativa considera também os barcos que levam baianos e turistas para acompanhar as disputas mais de perto e desfrutar o passeio.

A regata tem patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado e sua Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa). A premiação será realizada no Largo do Caijá, às 21h30. Em seguida, às 22h, tem início o show das bandas Só Na Vipe e Estakazero, na praça da matriz.

Festa profana

A festa profana é destaque do domingo (23), quando baianas formam um cortejo que sai do Terreiro Banda Lecongo às 10h, percorre as principais ruas e vai até a igreja para iniciar a tradicional lavagem, na companhia de bandinhas conhecidas como charangas. Grupos de samba de roda se apresentam no palco montado na praça, junto à igreja, a partir das 10h. Dentre as atrações, o Grupo Amor de Vovó, Samba de Roda de Maragogó e Filhos de Dona Cadu, dentre outros. Já às 17h, tem show do grupo Som de Qualidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade