Feira de Santana

Grupo faz clipe ao flagrar 'clamor' das árvores da Getúlio Vargas

Um grupo de feirenses que tem um canal no YouTube chamado “O Terminal” produziu um vídeo selfie ao flagrar o protesto.

29/07/2015 às 11h31, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Danillo Freitas

A polêmica das árvores da Avenida Getúlio Vargas que poderão ser retiradas para a implantação do Sistema de Transporte Rápido – BRT continua gerando protestos da população. Manifestações na avenida, em redes sociais e protestos silenciosos criativos têm solicitado alternativas do poder público para que as árvores continuem onde estão.

Um grupo musical feirense, que tem um canal no YouTube chamado “O Terminal”, produziu um vídeo sobre um deste protestos criativos. De acordo o vlogger, Marvim Mota, um dos integrantes do grupo, expandir e levantar um debate sobre o projeto de ônibus rápido foi a intenção do grupo. Ainda segundo ele, a ideia do vídeo aconteceu de forma natural. “Estávamos andando e vimos os papéis colados nas árvores, daí decidimos gravar”, contou.

Em “As árvores estão falando”, Bruno, Vinicius e Marvim andam pela Avenida Getúlio Vargas e registram vários papeis colados em árvores com dizeres contra as obras do sistema de transporte que vai remover 136 delas. “Sr. Prefeito não me mate. Estamos vivas”, é uma das frases coladas em um das árvores no local.

Ainda segundo Marvim, essa ação nada tem a ver com ligação partidária. “Aproveito a oportunidade pra deixar claro que não temos nenhum vinculo partidário, como algumas pessoas andam comentando por ai”, disse.

Confira o vídeo ao lado

O número de árvores que serão plantadas nos canteiros das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria será superior à quantidade que deverá ser retirada, segundo afirmações da prefeitura.  De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, foi elaborado um projeto específico sobre a arborização dos principais corredores de tráfego.

Leia também: Grupo realiza ato pela preservação das árvores da Avenida Getúlio Vargas

O projeto

A previsão é que as obras do BRT sejam concluídas em janeiro de 2017. O sistema terá capacidade de transportar uma demanda estimada em cerca de 60 mil passageiros por dia, oferecendo pontualidade, conforto, maior mobilidade e rapidez. Durante evento de autorização de início das obras no dia 29 de junho deste ano, com a presença do governador Rui Costa e do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o prefeito José Ronaldo de Carvalho informou que todas as ruas por onde os ônibus do transporte urbano transitarão serão pavimentadas com asfalto a quente e serão construídas estações de transbordos no bairro Pampalona, e nas avenidas Ayrton Senna e Nóide Cerqueira.

Conforme o projeto, os ônibus do BRT local serão programados para circular em 9,5 quilômetros de vias expressas, tendo como corredores principais as avenidas João Durval Carneiro e Getúlio Vargas, onde também serão construídas mais duas estações de transbordo.
O prefeito disse também que serão construídos 14 pontos de estação de transbordo de passageiros ao longo das Avenidas Getúlio Vargas e João Durval, e que várias avenidas receberão um piso de concreto armado com longa duração. Além disso, a cidade vai ganhar uma ciclovia e uma pista de Cooper ao longo da Avenida Getúlio Vargas.

Ainda segundo o prefeito, com o BRT serão construídos túneis na união da Avenida Maria Quitéria com a Getúlio Vargas e da Avenida Presidente Dutra com a João Durval Carneiro. O investimento é de R$ 94.556 milhões.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade