Feira de Santana

Além de voo noturno, governo projeta pista e terminal de carga para aeroporto de Feira

Mesmo com a homologação do voo noturno ainda há uma obra a ser realizada para viabilizá-lo.

29/07/2015 às 07h06, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O projeto executivo para construção de pista e terminal de cargas do aeroporto de Feira de Santana deve estar pronto ainda ano primeiro semestre de 2016, conforme o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, durante apresentação do Plano Aeroviário do Estado da Bahia, na manhã de terça-feira (28), no auditório da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

O secretário informou também que o projeto será uma das prioridades do Estado dentro do Programa de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

“Como maior entrocamento rodoviário do Nordeste, já existe uma dinâmica de fluxo de cargas na região de Feira de Santana. A região possui também fábricas de produtos farmacêuticos e eletroeletrônicos, produtos de alto valor agregado e baixo peso, que são aqueles que o transporte por avião se viabiliza”, explicou Cavalcanti.

Presente ao encontro, o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, Zé Neto, destacou as iniciativas do Estado. “O que foi um campo de pouso abandonado, passou a figurar como um aeroporto que funciona regularmente com voos comerciais e particulares. Há determinação e compromisso do governo do Estado com nossa cidade e região para atender a novas necessidades. O aeroporto de Feira logo será um grande vetor de desenvolvimento”, disse.

Reunindo gestores, especialistas e representantes da sociedade civil, o evento traçou tanto o cenário atual como as ações para o desenvolvimento do setor, com ênfase na melhoria da estrutura e operações da aviação no interior.

Voo noturno

Zé Neto reivindicou ainda ao assessor da presidência da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, a operação de um voo para Campinas ou São Paulo partindo de Feira pelo começo da manhã e retornando ao fim da noite. “Agora que foi homologado o balizamento noturno, permitindo condição visual de operação também a noite, este seria um voo importante para a região por suas tradições comerciais”, afirmou.

Foto: Ascom

Segundo Valmir Andrade, administrador do aeroporto de Feira de Santana, mesmo com a homologação do voo noturno ainda há uma obra a ser realizada para viabilizá-lo. “Graças a ajuda do governo o Estado, estimamos que até o fim de agosto resolveremos uma última questão para que os voos noturnos possam ser operados. É necessário fazer um reparo na área de giro, com um pequeno alargamento da cabeceira”, justificou Andrade.

Estiveram presentes na apresentação do Plano Aeroviário da Bahia, o diretor de Terminais e Aeroportos da Seinfra, Denisson de Oliveira; a superintendente de Transportes, Maria Amélia Pompeu; Marilda Tavares, da Agência Nacional de Aviação Civil; o professor Jorge Leal, especialista em Aeroportos e Transporte Aéreo da Escola Politécnica da USP, além de representantes da sociedade civil e outros dirigentes e técnicos em aviação.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade