Feira de Santana

Hospital da Mulher realiza cerca de 2 mil exames por mês

Entre 10 a 15 dias os resultados estão prontos, mas, se houver urgências podem ser entregues antes

27/07/2015 às 10h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com uma média de 80 atendimentos por dia, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realiza cerca de 100 tipos de exames, entre hormônios, de bioquímica e hemograma. Possui equipamentos considerados de última geração e profissionais especializados para atender à demanda. São quase 2 mil exames realizados todos os meses.

São exames importantes que avaliam a saúde e diagnosticam possíveis alterações no organismo e até mesmo doenças, como problemas na tireóide, diabetes e hepatite. Há outros que detectam se há problemas de infertilidade, como também oferece o teste de gravidez (quantitativo e qualitativo) para as mulheres, e o PSA Total, que é importante para o diagnóstico do câncer de próstata.

Segundo a coordenadora do laboratório, Ivanete Cunha, a demanda para a realização dos exames é espontânea. É necessário marcar previamente – existe a cada mês uma data específica – apresentar o cartão do SUS, a guia de solicitação e o documento de identidade. Pacientes internados no Hospital da Mulher também têm acesso a esse serviço.

“Ainda realizamos exames dos pacientes assistidos pelos programas de hepatites virais, hanseníase, como do Cadh (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) e do Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme. Ainda, é feito o Teste do Pezinho nos recém-nascidos todos os dias da semana”, cita.

Ivanete Cunha destaca que o exame de eletroforese da hemoglobina – este é específico para diagnóstico da anemia falciforme. Doença ocasionada pela alteração genética na hemoglobina – é de alto custo e poucos municípios oferecem gratuitamente. “Utilizamos o método mais indicado, que é o da capilaridade por ser mais sensível”, diz.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade