Bahia

Salvador receberá Chama Olímpica em 2016

Roteiro inicial do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 capita baiana

03/07/2015 às 16h13, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Salvador está confirmada no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O Comitê Organizador dos Jogos anunciou no final da manhã de hoje (03), em Brasília, a lista das primeiras 82 cidades que integrarão a jornada da Chama Olímpica pelo país. A data e o percurso detalhado da passagem da chama por Salvador serão confirmados posteriormente, assim como todo o trajeto em solo nacional.

As cidades anunciadas hoje (3/07) indicam os destinos finais da chama Olímpica para cada dia do Revezamento , com exceção dos dias em que houver paradas técnicas ou momentos especiais de imagem. Também foi confirmado que a jornada da Chama Olímpica no Brasil começará em data ainda a ser decidida, entre abril e maio de 2016.

Na avaliação do secretário do Escritório Salvador Cidade Global, Jorge Khoury, gestor dos Jogos Olímpicos no âmbito municipal, o importante é que os percursos contemplem a cultura e a identidade do soteropolitano. “Já tempos três roteiros elaborados, considerando que a passagem da Tocha Olímpica por Salvador será mais uma oportunidade para a cidade mostrar a sua história ao mundo e, ao mesmo tempo, aproximar esse evento dos soteropolitanos, nossa maior fonte de calor”, observa.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai durar entre 90 e 100 dias após a tradicional cerimônia de acendimento da chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade. As datas da cerimônia de acendimento em Olímpia e da chegada da chama a Brasília ainda serão definidas. Em solo nacional serão em torno de 12.000 condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e viajará em torno de 10.000 milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande.

No dia 5 de agosto de 2016, o Revezamento da Tocha Olímpica será encerrado quando o último condutor acenderá a Pira durante a cerimônia de abertura dos jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

A lista completa das cidades que receberão o revezamento será revelada no início do próximo ano. Esse encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar em torno de 90% da população do país em cerca de 300 cidades de todos os 26 estados, além do Distrito Federal. Ao longo dos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos e os patrocinadores anunciarão suas campanhas públicas para selecionar em todo o Brasil aqueles que terão o privilégio de conduzir a Chama Olímpica.

História – Os gregos da Antiguidade consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas perpétuas acesas em frente a seus principais templos, como no santuário de Olímpia, onde aconteciam os Jogos da Antiguidade. A chama era acesa usando os raios do sol, para assegurar sua pureza, e uma skaphia, espécie de espelho côncavo que converge os raios para um ponto específico. Na Era Moderna, essa mesma cerimônia é reproduzida em Olímpia, onde a chama é acesa em frente ao Templo de Hera meses antes do início de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.

O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem. A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã. Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao revezamento na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade