2 de Julho

Independência da Bahia entra no calendário oficial de eventos de Feira de Santana

Este ano foi a primeira vez, que de forma oficial, as comemorações foram realizadas no município.

02/07/2015 às 12h59, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Um desfile cívico militar realizado na manhã desta quinta-feira (2) em São José, sede do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, marcou os 192 anos da Independência da Bahia. Esta foi a primeira vez, que de forma oficial e por iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico da cidade, com o apoio da prefeitura, do Movimento Feira em Pauta, Cras – Centro de Referência em Assistência Social, realizou-se o evento, que passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Feira de Santana.

Dentre as atividades realizadas houve a celebração de uma missa na igreja com a participação do Arcebispo Dom Itamar Vian, seguida do desfile cívico militar e de manifestações culturais, como a capoeira e exposição de livretos e cordéis, entre outras atividades.

Dezenas de pessoas se aglomeraram no entorno da praça para acompanhar a movimentação das tropas do Exército, da Polícia Militar e de escolas do distrito.

A professora Ana Helena Lima da escola municipal Francisco Martins da Silva, que participou do desfile disse que o evento serviu para resgatar a própria história e fazer com que os estudantes possam construir o próprio contexto histórico dos dias atuais. Segundo ela, a independência representa um ato de liberdade e de transformação, que precisamos pensar na sociedade hoje. “São José é uma comunidade que precisa se libertar da desigualdade social, do preconceito e da discriminação, por uma melhor qualidade de vida”, destacou.

A dona de casa Ednalva Barbosa, que reside em São José, estava satisfeita com o desfile cívico militar. “Foi maravilhoso e muito bonito o desfile. Gostei bastante da participação do povo e do Exército e da Polícia Militar”, afirmou.

O comandante do 35º Batalhão de Infantaria, Tenente-Coronel Paulo Sérgio Brito Santos, destacou que o 2 de Julho é uma data importante para o Brasil, a Bahia, Feira de Santana e o distrito de Maria Quitéria. Na opinião dele, o homem precisa fazer valer e vivenciar sua história para saber de onde vem e projetar onde quer chegar, aprender com os que nos antecederam.

Ele lembrou que o distrito leva o nome da heroína Maria Quitéria, que na época das guerras pela independência do Brasil trajou-se de soldado com o nome de Medeiros e foi a frente do combate. De acordo com Paulo Sérgio, além de Maria Quitéria, outras heroínas do passado e do presente se dedicaram a servir a Bahia e o Brasil e lembrou da freira Irmã Dulce.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho informou que a iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico foi muito positiva. “Acho que já deveria ter acontecido antes. Quero parabenizar o senhor Antônio Lajedinho e ao Instituto Histórico, que abraçaram a causa e levou ao poder público municipal essa necessidade de se resgatar o 2 de Julho”, afirmou. José Ronaldo disse também que a partir deste ano o desfile cívico do 2 de Julho passará a integrar as datas oficiais do município de Feira de Santana.

A professora Liacélia Pires, que é a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, entidade que organizou o evento, disse que o desfile superou as expectativas. “Era um sonho que a gente estava tentando realizar e que só conseguimos agora. Foi fabuloso o desfile e quero agradecer a comunidade pela participação e também a prefeitura que deu apoio”, disse.

Ela também ficou satisfeita com a decisão do prefeito José Ronaldo de Carvalho, que vai incluir de forma definitiva o 2 de Julho nas festividades oficiais do município de Feira de Santana.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade