Bahia

Prefeitura monta esquema especial para o Dois de Julho em Salvador

Entre a quarta-feira (1º) e o domingo (05), a Guarda Municipal atuará com 368 agentes nas áreas impactadas pelos festejos.

01/07/2015 às 08h46, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Prefeitura montou um esquema especial para os festejos da Independência da Bahia, comemorado na quarta-feira (02). Os esforços envolvem Guarda Municipal, Transalvador, Defesa Civil e Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para garantir que o cortejo aconteça com normalidade e que a rotina da cidade seja retomada no menor tempo possível. A organização do evento fica por conta da Fundação Gregório de Mattos (FGM), que montou uma programação voltada para as homenagens às mulheres que tiveram participação no processo de independência da Bahia e do Brasil.

Entre a quarta-feira (1º) e o domingo (05), a Guarda Municipal atuará com 368 agentes nas áreas impactadas pelos festejos. No dia 1º, 12 homens farão a recepção do Fogo Simbólico em Pirajá, das 13h às 18h, além de patrulhar a Praça do Campo Grande com 216 guardas, com reforço maior entre os dias 02 e 05. No Dois de Julho, 40 agentes participarão do cortejo cívico, e outros 25 vão garantir a segurança do cortejo. Além disso, a banda da instituição fará uma apresentação na Praça do Campo Grande na chegada do cortejo cívico, e 28 profissionais atuarão em parceria com a Transalvador na guarda dos carros simbólicos, sendo 10 na quinta e 18 no domingo.

Trânsito – A Transalvador realizará uma série de intervenções no tráfego em Pirajá, Liberdade, Pero Vaz e Centro, também entre a quarta-feira (1º) e domingo (05). 60 agentes irão monitorar o fluxo e estacionamento de veículos durante os eventos. Em Pirajá, está proibido o estacionamento na Rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Panteon, na quarta-feira (1º), das 7h às 18h. Além disso, o tráfego de veículos e circulação de pedestres será monitorado a partir das 16h. Os veículos que trafegam pelo trecho interditado terão como opção as Ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas. Já os ônibus deverão utilizar o terminal da Rua Nova.

No Centro, o estacionamento e circulação de veículos estão proibidos a partir da 0h de quinta-feira no Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Fonte de Santo Antônio, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz do Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Paço, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal. A partir das 14h, a interdição será na Rua Chile, Praça Castro Alves, Av. Sete de Setembro até o Largo do Campo Grande. Nos dias 02, 03 e 04 de julho, a operação inicia a partir das 18h. Já no dia 05 de julho, na Lapinha, será proibido o estacionamento e haverá ordenamento do tráfego a partir das 17h.

No mesmo dia, as vias Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro (entre a Mercês e São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira do Carmo, Rua do Carmo, Largo da Cruz do Pascoal, Rua Direta de Santo Antônio, Ladeira do Boqueirão, Rua dos Adobes, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Perdões, Rua Fonte de Santo Antônio, Rua São José de Cima, Ladeira da Soledade, Largo da Soledade, Corredor e Largo da Lapinha terão interdição progressiva, também a partir das 17h.

Na Liberdade, haverá um desvio do tráfego da Rua Lima e Silva para a Rua Pero Vaz, a partir das 5h de quinta-feira (02). Os ônibus terão como opção de tráfego, no sentido Centro, as ruas Lima e Silva, Pero Vaz, Conde de Porto Alegre, o Largo do Tamarineiro e ruas Rodrigo de Menezes, Quinta dos Lázaros e General Argolo. Já no sentido contrário, devem seguir pelo Largo Dois Leões, Av. Glauber Rocha e ruas Quinta dos Lázaros, Rodrigo de Menezes, Largo do Tamarineiro e ruas Conde de Porto Alegre, Pero Vaz e Lima e Silva.

Corrida – Devido à Corrida Dois de Julho, na quinta-feira (02), o tráfego de veículos será interditado, a partir das 7h15, nas vias Rua Chile (saída da Praça Municipal), Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Av. Sete de Setembro (entre o Passeio Público e Corredor da Vitória), Largo da Vitória, Rua da Graça, Largo da Graça, Av. Euclydes da Cunha, Rua Padre Feijó, Rua João das Botas, Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro (entre a Mercês e São Bento), Praça Castro Alves e Rua Chile. O acesso de moradores com veículo será permitido mediante a comprovação de endereço por meio de apresentação das contas de telefone, água e energia elétrica.

Defesa Civil – Engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal) percorreram o circuito aonde acontece o cortejo do Dois de Julho com o objetivo de verificar qualquer situação que possa interferir na proteção dos participantes ou daqueles que vão prestigiar a festa. Foram detectadas caixas de sarjeta abertas e lixo depositado em locais inadequados, além de pedras soltas das calçadas. Os reparos foram iniciados pelos órgãos competentes. A vistoria é realizada todos os anos nos dias que antecedem o evento. As solicitações de emergência podem ser feitas através o número 199 – ligação gratuita durante qualquer hora do dia ou da noite.

Saúde – Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estarão a postos durante todo o evento. Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a população também poderá recorrer às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e aos postos de saúde 24 horas.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade