Bahia

Terra desliza e atinge muro de fonte histórica perto da Concha Acústica

Defesa Civil de Salvador (Codesal) disse que não recebeu a ocorrência. Moradora alerta para construção irregular e lama de obra perto da fonte.

28/06/2015 às 16h40, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um deslizamento de terra destruiu o muro lateral da Fonte São Pedro, monumento histórico localizado na Rua Gustavo de Andeade, mais conhecida como Ladeira da Fonte, que liga o bairro Campo Grande ao Vale dos Barris, em Salvador.

O equipamento está situado em frente à entrada da Concha Acústica, que pertence ao Teatro Castro Alves (TCA). De acordo com os moradores, a terra desabou na tarde do sábado (27). A Defesa Civil (Codesal) informou que não registrou a ocorrência.

"Essa fonte é patrimônio tombado. Isso pode ter ocorrido por três causas: as obras da Concha, que, quando chove, jorra muita lama, além de uma construção mal feita que escavou a terra e atingiu a tubulação de água e ainda a degradação da própria fonte", alertou Alexandra Fonseca, que mora no local.

De acordo com dados da Fundação Gregório de Matos, vinculada à prefeitura de Salvador, que é responsável pelo monumento, a fonte foi construída com alvenaria de pedra e é composta por uma galeria de captação de água, frontispício e bacia de recolhimento de água servida, que fica em nível abaixo da rua. A construção teria sido entre os séculos 18 e 19. As informações são do G1.


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade