Feira de Santana

Prefeitura e Embasa discutem ampliação do abastecimento de água em Feira de Santana

Os investimentos são da ordem de R$ 32 milhões e incluem a construção de uma Estação de Reservação de água e uma nova rede distribuidora.

27/06/2015 às 18h11, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz e Ney Silva

Diretores da Embasa, de construtoras, o deputado Zé Neto e o prefeito José Ronaldo de Carvalho se reuniram na manhã deste sábado (27), em um trecho da Avenida Artêmia Pires, no bairro SIM, para discutir a ampliação do Sistema Integrado de Distribuição de Água do setor leste de Feira de Santana. Os investimentos são da ordem de R$ 32 milhões e incluem a construção de uma Estação de Reservação de água e uma nova rede distribuidora.

O diretor de Operações da Embasa, José Ubiratan Cardoso, informou que o objetivo da visita é acompanhar as intervenções que estão sendo feitas na cidade, na área de abastecimento de água. Segundo ele, Feira de Santana tem experimentado um crescimento nos últimos anos da ordem de 6%.

De acordo com José Ubiratan, a central de distribuição será construída próximo ao bairro Subaé, com dois reservatórios, estação elevatória, e redes adutoras de 500 mm, e abrangerá toda a região da Avenida Artêmia, no bairro SIM. “Na Artêmia Pires nós temos um crescimento de 76 mil novos habitantes, em empreendimentos já com viabilidade, em torno de 20 mil imóveis”, afirmou.

Ele informou ainda que a expansão da rede de água que ira atender a região norte, ou seja, bairros como a Cidade Nova, Parque Ipê, Campo do Gado, Campo Limpo, entre outros, já estão em fase de conclusão, com previsão de entrega em dezembro e um investimento de mais de 50 milhões de reais.

Crescimento

O empresário do setor de construção civil Roberto Carvalho avaliou como positivos os investimentos, que devem viabilizar a construção de novas unidades habitacionais. “É de vital importância para o crescimento do setor imobiliário, principalmente nessa região que não dispõe de viabilidade de água. Fundamental para que possa gerar desenvolvimento para a cidade, novos investimentos e geração de emprego”, declarou, acrescentando que a falta de extensão de água em alguns locais do bairro SIM impede a construção de novos empreendimentos.

O deputado estadual Zé Neto também destacou a importância do encontro que reuniu Prefeitura, Embasa e empresários da construção civil. Segundo ele, o estado tem investido cerca de 92 milhões de reais na cidade, através da Embasa. “Eu acho que essa combinação é importante para o crescimento de Feira e os três entes: município, estado e união, possam se encontrar, além do setor privado que tem um papel importante nas contrapartidas, pois eles que são os empreendedores”, disse.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que a preocupação da prefeitura é que as obras de ampliação sejam realizadas sem trazer prejuízos para as ruas e avenidas já pavimentadas. De acordo com ele, diversas reuniões foram realizadas com a Embasa a fim discutir alternativas para não agredir a pavimentação ou quando for necessário quebrar o piso, sua recuperação imediata.

O prefeito informou também sobre a construção de uma nova avenida, feita em parceria com a construtora CSO, que é a Doutor José Bastos Leal. “Nós temos feito ótimas parcerias: com a Damha, nós fizemos a Silvio Matos e a Fernando Silvio de Queiroz; com a Rodobens, nós fizemos boa parte da avenida Artêmia Pires, e agora com essa empresa CSO, nós estamos trabalhando para fazer a José Bastos de Leal. É uma PPP (Parceria Público-privada), onde a prefeitura analisa os projetos e a iniciativa privada entra com os recursos para poder realizar a obra.”
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade