Bahia

Sesab investe R$15 milhões na região de Itabuna e Ilhéus

A iniciativa faz parte do projeto de regionalização da saúde, que visa proporcionar um tratamento mais humanizado aos pacientes

23/05/2015 às 20h46, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A contratualização de serviços pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), no valor de R$ 15 milhões, em quatro hospitais da região Itabuna/Ilhéus, vai permitir que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas com a ampliação do número de atendimentos em saúde. Acompanhado do secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assinou os contratos na manhã deste sábado (23), em Itabuna, juntamente com os diretores dos Hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes, Luis Eduardo Magalhães e Maternidade Ester Gomes. Serão ampliados serviços de pediatria, obstetrícia, cardiovascular e de transplante, além da abertura de 57 novos leitos entre cirúrgicos, clínicos e pediátricos.

A iniciativa faz parte do projeto de regionalização da saúde, que visa proporcionar um tratamento mais humanizado aos pacientes, a fim de que não precisem mais sair dos seus municípios para serem atendidos nos grandes centros, uma vez que os serviços contemplam as áreas de média e alta complexidade, além de diversas especialidades. De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas, a "saúde tem que ser trabalhada em rede, pois quando fica um município mal assistido, consequentemente o outro será sobrecarregado". Ele ainda acrescentou que, além da assistência, será fortalecido o ensino, pesquisa e a qualificação dos profissionais, com hospital universitário e cursos de medicina, para que a região sul se torne um polo saúde".

Na oportunidade, Vilas-Boas anunciou a contratualização do serviço de câmara hiperbárica, que tem como objetivo tratar pacientes com feridas crônicas, que já não conseguem mais se cuidar apenas com medicamentos. O diretor do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães ( Itabuna) ressaltou que a parceria com a Sesab contribuirá com um melhor atendimento à população e as cirurgias eletivas vão ser melhor distribuídas.


Os secretários também visitaram a unidade móvel de atendimento odontológico – o Odontomóvel –, que é uma iniciativa itinerante do Governo do Estado, por meio da Sesab e em parceria com a Polícia Militar, cujo objetivo é ampliar e qualificar o atendimento em comunidades com carência nessa especialidade. Na próxima semana, a unidade, que já realizou mais de 8 mil atendimentos em comunidades de Salvador, Vitória da Conquista e Itabuna, seguirá para Porto Seguro.

Hospital Calixto Medlej

Mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, entidade beneficente e sem fins lucrativos, a unidade é referência para os serviços de média e alta complexidade em oncologia, neurocirurgia, ortopedia, nefrologia, cardiologia, além de possuir serviços de laboratório, banco de sangue, patologia, hemodiálise, endoscopia, radiodiagnóstico, ressonância magnética, quimioterapia e hemodinâmica. A partir de agora, com a contratualização de novos serviços pela Sesab, a unidade vai abrir 18 novos leitos e ampliar serviços ambulatoriais, internação, cirúrgicos e transplantes. Ao todo, foram contratados 10.471 procedimentos por mês.

Hospital Manoel Novaes

Fundada há 57 anos, a unidade é referência em atenção à saúde da mulher, criança, recém-nascido de alto risco, incluindo atendimentos de urgência, emergência e internamento. A unidade também faz parte do Programa de Humanização da Assistência Pré-natal de alto risco (PHPN) e dispõe de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, possui agência transfusional, laboratório, serviço de diagnóstico por imagem e banco de leite. Esta contratualização contemplou a abertura de mais 24 leitos e a execução de cirurgias eletivas de média e alta complexidade, internação em UTI Neonatal e em cuidados intermediários neonatal convencional, com meta mensal de 681 atendimentos.

Hospital Luis Eduardo Magalhães

Com 15 anos de atuação, o Hospital de Base atende urgência e emergência, além de especialidades como ortopedia, traumatologia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia vascular, psiquiatria e serviços como terapia intensiva. São atendidos pacientes de 135 municípios da região sul e extremo-sul da Bahia. O Hospital ainda atua na área do ensino com residentes médicos e estagiários internos de várias instituições de ensino e pesquisa. A partir da assinatura deste contrato, serão abertos mais 10 leitos e serão ampliados os procedimentos cirúrgicos de varizes, tireóide e ortopedia.

Maternidade Ester Gomes

Desde dezembro de 1987 que a maternidade atende às gestantes de Itabuna e de mais 124 municípios da região. Instituição filantrópica, mantida pela Fundação Fernando Gomes, a unidade de saúde realiza cerca de 400 partos por mês, que serão acrescidos de mais 70 partos, com a abertura de cinco novos leitos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade