Bahia

Consórcio Portal do Sertão realiza Intercâmbio de Experiências para agricultores

Foram 3 dias na região do Vale do São Francisco, trocando conhecimentos sobre tecnologias sociais e agroecologia.

18/05/2015 às 14h39, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Durante os dias 12 a 14 de maio, o Consórcio Portal do Sertão e a Fatres realizaram o I Intercâmbio de Experiências, voltado para agricultores beneficiários do Programa Cisternas, secretários municipais e representantes das 14 prefeituras consorciadas.

O evento levou aproximadamente 50 pessoas, entre equipe técnica e convidados, a conhecer experiências consolidadas na região do Vale do São Francisco (Juazeiro e Petrolina), que pesquisam e executam trabalhos com tecnologias sociais e agroecologia. Na oportunidade, os participantes conheceram ações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Semiárido) e os trabalhos do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb-DTCS)

EMBRAPA-SEMIÁRIDO

Na visita à Embrapa-Semiárido, localizada entre os municípios de Petrolina e Lagoa Grande (PE), os beneficiários conheceram as tecnologias sociais voltadas para captação e armazenamento de água da chuva (Cisternas Calçadão, Barragem Subterrânea e Cisterna de Consumo) onde foram apresentadas as vantagens, critérios para construção e opções de cultivo a partir da tecnologia.

Ainda na Embrapa, o Engenheiro Agrônomo, Francisco Pinheiro, apresentou a Fruticultura de Sequeiro, como uma opção competitiva e diversificada, e o grande potencial econômico desta atividade para a agricultura familiar. Foi demonstrado, em campo, técnicas de plantio do Umbu, e a importância das espécies nativas para o enriquecimento e recuperação de áreas degradadas da caatinga. No segundo momento, a Engenheira Agrônoma, Roseli Freire, palestrou sobre a construção da barragem subterrânea, detalhando a forma de implantação de manejo e captação da água da chuva.

O secretário de agricultura do município de Santanopólis, Jonathas Cerqueira, agradeceu a equipe do Portal do Sertão pela iniciativa do intercâmbio, destacando a visita a Embrapa. “Estamos tendo a oportunidade de ver inovações sobre sistemas de captação e plantio, onde seremos multiplicadores dessas experiências que melhoram a vida do homem do campo.”

Participante ativa das atividades, Aline Santos, agricultora e beneficiária do Projeto Segunda Água, do município de Conceição da Feira, citou os benefícios da cisterna a partir de sua plantação de hortaliças, e agradeceu ao Consórcio pela oportunidade de ampliar seus conhecimentos. “As visitas a campo nos proporcionou o conhecimento sobre novas tecnologias sociais, a forma de como devemos utilizar a água da chuva, além de técnicas de plantio. Foi muito gratificante participar desse intercâmbio.”

CAERDES (UNEB-DTCS)

No Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (Caerdes) localizado no Campus III da UNEB, em Juazeiro, o grupo conduzido pelo Consórcio Portal do Sertão absorveu conhecimentos sobre as vantagens de produzir alimentos orgânicos utilizando adubos e defensivos naturais, técnicas de manejo e conservação do solo, produção de biofertilizantes líquidos, preservação dos recursos hídricos e destinação dos resíduos sólidos, além da importância da preservação ambiental para o desenvolvimento econômico e social.

Coordenado pelo professor Jairton Fraga, o Caerdes é referência na construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionadas à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção de alimentos.

O secretário de agricultura de Conceição da Feira, Julimário Cerqueira, avaliou de forma positiva o Intercâmbio de Experiências. “A interação com os técnicos do Consórcio, agricultores beneficiários e especialistas da área da Agronomia, nos possibilitou um somatório de conhecimentos que serão multiplicados nas comunidades dos nossos municípios. São experiências como esta que contribuem para o desenvolvimento regional do nosso território Portal do Sertão”, avaliou.

O Intercâmbio possibilita a troca horizontal de conhecimentos e a integração entre os participantes, criando um ambiente que permite o resgate e valorização dos agricultores como inovadores sociais e, portanto, detentores de conhecimentos e experiências, que, compartilhados, estimulam e motivam as famílias a melhorar seus sistemas produtivos, ampliando e fortalecendo o território de identidade a partir da integração regional.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade