Bahia

Desabamentos deixam 10 pessoas mortas em Salvador

Seis pessoas morreram na Avenida San Martin e outras 4 em Bom Juá. Chuva cai desde a madrugada.

27/04/2015 às 15h07, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Dez pessoas morreram, entre elas uma criança, após dois deslizamentos de terra atingirem imóveis em Salvador nesta segunda-feira (27). Na Avenida San Martin, seis pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas. Na localidade do "Marotinho", no Bairro de Bom Juá, um outro deslizamento deixou quatro mortos e três pessoas foram resgatadas com vida para o Hospital Geral do Estado (HGE).

Nas últimas dez horas, dos 16 pontos que fazem coleta de chuva em Salvador, três registraram acima de 200 milímetros. De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Inema, em abril, o nomal é 300 milímetros.

A chuva que atingiu Salvador e provocou estragos na cidade começou na madrugada desta segunda-feira. Ruas e avenidas ficaram alagadas e moradores chegaram a utilizar caiaque e prancha de surfe para transitar pelos bairros. O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, que fica na região da Cidade Baixa, ficou com as dependências completamente alagadas e pacientes precisaram ser transferidos para outras áreas da unidade. Eventos e aulas foram suspensos por causa do temporal.

Desabamento na San Martin

Segundo informações oficiais do Corpo de Bombeiros, seis pessoas morreram e outras quatro foram socorridas, entre elas um adolescente de 16 anos. Equipes do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER) fizeram o resgate de uma das vítimas na manhã desta segunda-feira. Os feridos foram levados para uma unidade de saúde da cidade.

Até por volta das 16h50 desta segunda-feira, pelo menos sete pessoas permaneciam sendo procuradas nos destroços, informou o Corpo de Bombeiros. Não há detalhes sobre o estado de saúde, nem a identificação dos feridos que foram socorridos. Segundo a Polícia Militar, a criança que morreu no desabamento era um garoto de 12 anos.

Bom Juá

Quatro pessoas morreram após um deslizamento de terra atingir um barranco em uma localidade conhecida como "Marotinho", no bairro de Bom Juá. De acordo com a Sesab, das quatro vítimas, duas chegaram a ser levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram.

Outras três pessoas foram resgatadas com vida e também levadas para o HGE. Destas, uma teve alta médica e outras duas permanecem internadas com estado estável de saúde, informou a Sesab.
 

Hospital alagado

O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce, na Cidade Baixa, em Salvador, ficou com as dependências completamente alagadas.

Segundo informações da unidade de saúde, três enfermarias ficaram inundadas e pacientes estão sendo transferidos para outras áreas do próprio hospital.

A assessoria ainda divulgou que há possibilidade dos pacientes serem levados para outra unidade de saúde. Ainda por causa da chuva, o ambulatório do Hospital Santo Antônio está fechado nesta segunda-feira.

Temporal

A forte chuva que atinge Salvador desde a madrugada desta segunda-feira deixou diversas ruas e avenidas alagadas. Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), motoristas devem redobrar o cuidado ao trafegar pelas principais vias da cidade.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram recebidas 71 ocorrências até as 11h41.

Foram registrados um alagamento de área, sete alagamentos de imóvel, três ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de deslizamento de terra, uma árvore caída, três desabamentos de imóvel, oito desabamentos de muro, oito desabamentos parciais e 38 deslizamentos de terra.

De acordo com o Transalvador, nas Avenidas Bonocô, ACM, nos dois sentidos, Octávio Mangabeira, sentido Pituba, Paralela, sentido centro da cidade, e San Martin têm trânsito complicado desde o início da manhã.

As regiões do Largo do Retiro e bairro do Rio Vermelho, sentido Ondina, estão completamente alagadas. Em um condomínio no bairro do Stiep, carros estão sendo cobertos pela água e pedestres têm dificuldade para transitar na região.

De acordo com a Transalvador, na Avenida Juracy Magalhães, o córrego da região já atingiu o limite e corre risco de transbordar.

Nas Avenidas Orlando Gomes, sentido Paralela, Barros Reiras, e nos bairros do IAPI, Boca do Rio, sentido orla, assim como na região do Dique do Tororó, onde fica a Arena Fonte Nova, as ruas já estão alagadas.

A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva. A temperatura deve variar entre 23ºC a 28ºC.

Cidade Baixa

Diversas ruas na região da Cidade Baixa estão alagadas nesta segunda-feira. Na rua Doutor Adroaldo Soares de Albergaria, um morador usou um caiaque para transitar pelo local.

Segundo Daniel Valverde, 22 anos, que registrou a imagem, o vizinho alegou que saiu com o caiaque para ajudar quem estava tentando salvar os pertences em meio ao alagamento.

Ainda na Cidade Baixa, nos bairros da Calçada, Comércio, na rua Manoel Barros de Azevedo, no Uruguai, e rua Machado Monteiro, no Caminho de Areia, a situação também é complicada por causa da chuva que atinge a cidade desde a madrugada.

Na rua Manoel Barros de Azevedo, em Caminho de Areia, um morador usou uma prancha de surfe para circular pelas ruas. O registro foi feito por volta das 6h30 desta segunda. Segundo relatos da moradora Edilmara Fernandes, as pistas amanheceram alagadas por causa do temporal que atinge a capital baiana.

Eventos e aulas cancelados

Alguns eventos e atividades em Salvador foram cancelados nesta segunda-feira (27) por causa das consequências da chuva. Escolas municipais suspenderam as aulas e o expediente no Tribunal Regional do Trabalho também foi suspenso. O concurso que Detran iria lançar nesta segunda-feira foi adiado. A agenda do governador Rui Costa também foi cancelada.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade