Feira de Santana

Aumento de taxas do Detran chega a 145%; coordenador explica reajuste

Genuário Fernandes Almeida, coordenador de veículos da 3ª Ciretran em Feira de Santana, afirmou que a maioria das taxas do Detran estava defasada, sem correção há mais de cinco anos.

26/03/2015 às 12h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

Quem deixou para resolver alguma pendência com o Detran vai enfrentar a mesma burocracia, mas agora gastando mais. É que o órgão está cobrando as taxas de serviços mais caras, desde a última segunda-feira (23).

Genuário Fernandes Almeida, coordenador de veículos da 3ª Ciretran em Feira de Santana, afirmou que a maioria das taxas do Detran estava defasada, sem correção há mais de cinco anos. Segundo ele, em dezembro de 2014 foi votado o aumento pela Assembleia Legislativa da Bahia e em cumprimento a lei só pôde entrar em vigor 90 dias após a publicação.

Com o aumento, o 1º emplacamento que custava 165 reais, agora custa 176 reais. O aumento foi de 7%. A vistoria foi o serviço que teve o maior reajuste, chegando a 145%. O serviço passou de 33 reais para 80 reais. A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou de 99 reais para 120 reais. Segundo Genuário Fernandes, todas as taxas tiveram o aumento médio de 55%.

Vistoria

A partir desse ano todos os veículos com mais de cinco anos tem a obrigatoriedade de fazer a vistoria. De acordo com coordenador de veículos da 3ª Ciretran, o serviço pode ser feito tanto no órgão, como em empresas credenciadas.

“Na Ciretran a pessoa vai pagar 80 reais pelo serviço. Nas empresas credenciadas pelo Detran e que prestam serviço de qualidade, a pessoa vai pagar um pouco mais caro, entre 100 reais a 120 reais. Tem em torno de 20 empresas credenciadas em Feira de Santana e a vistoria é agendada”, informou.

Micareta

Para a Micareta deste ano, a 3ª Ciretran deve mobilizar cerca de 60 profissionais. De acordo com Genuário Fernandes, uma novidade será implantada este ano. “Teremos o Detran móvel, onde o cidadão que perder o documento durante o festejo poderá, após o registro do boletim de ocorrência, retirar a habilitação no próprio circuito da festa”, destacou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade