Candeias

Mais de duas mil pessoas comparecem no primeiro dia do cadastro do Jovem Aprendiz

Secretário esclarece que não há motivo para aglomeração e garante atender todos os interessados, entre 14 e 22 anos, até o dia 24 de abril

25/03/2015 às 09h06, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta terça-feira (24), primeiro dia do cadastro para o Programa Jovem Aprendiz, mais de duas mil pessoas formaram uma grande fila na porta da sede da Secretaria da Juventude de Candeias, que está localizada na antiga Estação Ferroviária, no bairro Pitanga. Diante da aglomeração, o secretário Leonardo Dias esclareceu que não há motivo para todos irem de uma só vez ou dormirem na fila, pois todos os interessados poderão se cadastrar até o dia 24 de abril, e lembrou que o cadastro não é garantia de contratação.

Dias também alertou que tanto o cadastro quanto o treinamento dos selecionados são totalmente gratuitos e que qualquer cobrança em nome do Programa Jovem Aprendiz pode ser uma fraude e por isto deve ser denunciada.

De acordo com o diretor da Juventude, Danilo Barros, que está coordenando o cadastro, só neste primeiro dia foram distribuídas mais de 800 senhas e realizados mais de 200 atendimentos. “Por conta da multidão, acabamos distribuindo mais de 800 senhas, que não foi nem de perto a metade das pessoas da fila. Nos programamos para atender 100 pessoas por dia, que já é muito, mas hoje abrimos uma exceção e atendemos mais de 200 interessados”, contou.

Danilo também pediu às pessoas tranquilidade, pois elas ainda têm um mês para irem se cadastrar. “Não houve necessidade daquela fila tão grande, pois todos estavam cientes que este foi apenas o primeiro dia do cadastro, que é uma grande chance, mas não garante vaga, pois quem vai treinar e selecionar é o instituto Isbet junto com as empresas. A nossa equipe está preparada para atender a todos e responder aos anseios da comunidade da melhor forma possível,” destacou.

Jovem Aprendiz em Candeias

O programa que tem facilitado a vida de muitos jovens na conquista do primeiro emprego chega a Candeias trazido pela Secretaria Municipal da Juventude. O Jovem Aprendiz permite que pessoas entre 14 e 22 anos, que sejam estudantes a partir do 9º ano do ensino fundamental ou concluintes do ensino médio, possam ter a oportunidade da sua primeira vivência profissional, quebrando o preconceito pela falta de experiência, já que o programa também é atraente para as empresas.

O cadastro segue até o dia 24 de abril, sempre das 8 às 12 horas, na sede da Secretaria da Juventude, localizada na antiga Estação Ferroviária. Os interessados devem levar original e cópia RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade, Carteira de Reservista (para homens com 18 ou mais) e Título de Eleitor.

Saiba mais

Diferente do estágio, que possui lei específica, o trabalho na condição de aprendiz está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e permite que o jovem receba remuneração proporcional à carga horária na empresa, considerando sempre o salário mínimo-hora. Em casos de acordos coletivos, os aprendizes podem receber remuneração superior ao mínimo. Empresas de médio e grande porte estão obrigadas a ceder de 5 a 15% de suas vagas para aprendizes, porém, alterações recentes no programa federal permitem que micro e pequenas empresas também possam participar, embora não de forma obrigatória. Ter bom rendimento escolar, renda familiar per capitade até 50% do salário mínimo fazem diferença na hora da seleção.

O aprendiz possui vínculo empregatício e tem todos os benefícios que um trabalhador celetista tem, porém seu contrato de trabalho é especial, já que a lei protege o jovem permitindo apenas exercício da função em horário oposto ao da escola, sempre diurno para os menores de 18 anos, nunca ultrapassando 30 horas semanais para não-concluintes e 40 horas para concluintes, direito a vale-transporte, contrato por tempo determinado, numa passando de dois anos.

As chances do aprendiz ser efetivado ao final do contrato chegam a 85%, segundo informações do Ministério do Trabalho e Emprego. E para aumentar essas chances de efetivação, o representante do instituto que vai treinar os futuros aprendizes de Candeias dá dicas valiosas aos interessados.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade