Bahia

Obras da Concha Acústica do TCA estão 70% concluídas

Na manhã de quarta-feira (18), o governador Rui Costa visitou as instalações.

19/03/2015 às 08h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

As obras da Concha Acústica, que fazem parte da primeira etapa da reforma do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, estão 70% concluídas, com previsão de término para o fim do primeiro semestre deste ano. Na manhã de quarta-feira (18), o governador Rui Costa visitou as instalações.

Acompanhado de secretários de Estado, diretores do teatro, engenheiros e da imprensa, o governador vistoriou o edifício-garagem, que terá capacidade para cerca de 300 veículos, o foyer da Concha, além dos camarotes flexíveis, erguidos do zero. A primeira etapa da estrutura, que foi pensada para o aproveitamento do espaço físico já existente, recebeu investimento de R$ 80 milhões.

"Nós teremos uma Concha Acústica modernizada e equipada. Talvez seja a maior intervenção em um equipamento cultural no momento em nosso país. Com a Concha, não vamos dever nada a nenhum lugar do Brasil. Esse é um complexo que ajuda a expandir a cultura baiana através das mais variadas linguagens", afirmou Rui Costa.

Complexo cultural

As intervenções, que deram origem ao projeto Novo TCA, retomam e atualizam a ideia de um complexo cultural, conceituado na década de 1940, por meio dos projetos de Anísio Teixeira. A modernização do TCA amplia as possibilidades de promoção da cultura baiana.

“A expansão da Concha Acústica vai nos possibilitar oferecer novas linguagens artistas para a população. Em especial, destaco os espetáculos de circo, o que passa a ser possível graças à inclusão da chamada passarela técnica na primeira etapa do projeto. A cobertura da Concha Acústica passa a ser plana e, consequentemente, passa a ter duas funções. Uma delas é o rendimento, onde podemos colocar toda a parte iluminotécnica, mas também passa a funcionar como uma sala de aula. De lá, quem se interessa em iluminação para espetáculos pode aprender como funciona”, explica o diretor do TCA, Moacir Gramacho.

Para o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, a Concha Acústica é um espaço bem localizado. Ele destaca que o equipamento deve suprir o anseio da população e dos artistas por um espaço que comporte diversas linguagens culturais. “Já me perguntaram: ‘quando a Concha vai ser entregue? Porque não temos nenhum outro espaço para levar shows de grande porte’. Então dá para imaginar a alegria da classe produtora e do público quando esse excelente complexo cultural for entregue”.

Segunda etapa

Intervenções como a requalificação da Sala do Coro e dos acessos, a construção da Sala Sinfônica e da Sala de Cinema, com 600 e 150 lugares, respectivamente, fazem parte da segunda etapa do projeto. Também estão previstas a melhoria acústica e técnica da Sala Principal e dos espaços anexos, como o foyer, jardim suspenso, restaurante e bilheteria. Com recursos do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura do Estado, as obras estão orçadas em cerca de R$ 200 milhões.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade