Salvador

Encontro de artesãos discute empreendedorismo e inovação

O evento reunirá, em Salvador, 400 artistas baianos no Dia do Artesão, celebrado em 19 de março

18/03/2015 às 07h52, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (19), acontece, em Salvador, o VIII Encontro de Artesãos da Bahia, das 9h às 17h, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O evento, de promoção e divulgação do artesanato baiano, terá mostras de produções com peculiaridades de cada região do estado, como bordados, esculturas, e peças produzidas com sementes, madeiras e metais. São esperados cerca de 400 artesãos de toda a Bahia, dos municípios de Salvador e Região Metropolitana (RMS), além de Feira de Santana, Juazeiro, Porto Seguro, Ilhéus, Teixeira de Freitas e outras localidades, via caravanas organizadas pelo Sebrae no interior do estado.

Como parte programação, os artesãos individuais, cooperados, membros de associações e gestores públicos presentes no encontro vão assistir à palestra “Empreender para inovar”, ministrada por um dos consultores do Sebrae Bahia. “O encontro é um momento de comemoração, ainda mais agora que tramita o projeto de lei para reconhecimento da profissão de artesão (PL 7755/2010)”, pontua a gestora do Projeto de Artesanato Expoarte, Aparecida Fernandes. Mais de 1 mil artesãos de todo o estado recebem consultorias e capacitações para produção artesanal por meio desta iniciativa.

Durante o evento, os participantes poderão ainda conferir uma apresentação sobre as ações realizadas no fomento do artesanato baiano, ministrada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e o lançamento do livro “Fios e Fibras – Imbiras, Bitús e Caçuás”, resultado de uma pesquisa sobre tipologias artesanais no estado da Bahia, também pela instituição. O VIII Encontro de Artesãos da Bahia é fruto da parceria entre o Sebrae e a Setre e será aberto pelo governador do Estado, Rui Costa, além de contar com a participação dos secretários estaduais Álvaro Gomes (Setre), Olívia Santana (Política para as Mulheres) e Jorge Portugal (Cultura).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade