Feira de Santana

Samu realiza treinamento sobre acidentes com produtos perigosos

De acordo com a coordenadora do órgão, o treinamento é importante para que haja uma nova construção no que diz respeito a abordagem envolvendo esse tipo de acidentes.

04/03/2015 às 15h27, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

O Serviço de Atendimento Médico e Urgência (Samu) realizou um treinamento na tarde de ontem (3) com todos os seus profissionais a fim de capacitá-los a lidar com acidentes envolvendo múltiplas vítimas e produtos perigosos.

De acordo com a coordenadora do órgão, o treinamento é importante para que haja uma nova construção no que diz respeito a abordagem envolvendo esse tipo de acidentes. “Precisamos ter uma equipe capacitada para realizar uma abordagem com segurança, conhecimento técnico-científico e com qualidade”, afirmou.

Segundo ela, já existe um protocolo que é posto em prática nesses casos, mas que está sendo revisado. “A partir dessa revisão nós vamos fazer um novo levantamento dos conteúdos para que ele esteja totalmente atualizado”.

No dia 11 de março, outro treinamento está marcado para acontecer referente a incêndios. Depois disso, outro encontro será realizado para falar sobre abordagem a vítimas. “Temos um grupo que está treinando mais nessa área, mas todos os nossos profissionais já passaram pela capacitação de abordagem com produtos perigosos”, salientou Maísa Macedo.

Riscos à população

De acordo com o técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmam), Sérgio Aras Almeida, que ministrou palestra sobre o assunto, Feira de Santana tem uma estatística de trânsito diário de 250 veículos pelo Anel de Contorno, porém alguns usam inadvertidamente vias urbanas dos municípios.

“Exatamente esses veículos que trazem um risco potencial para a população da nossa cidade, em razão de que o produto perigoso pode contaminar, explodir, além de ser tóxico e formar um bolsão de gás, e todas as pessoas que se envolverem podem ser fatalmente atingidas e muitas irem a óbito”, explicou Aras.

Ele ressalta que em um atendimento com produtos perigosos os médicos devem estar munidos de equipamentos específicos e buscar apoio de outras instituições, como o Corpo de Bombeiros, para que estejam atuando dentro de um protocolo especial.

“Feira de Santana já teve diversos acidentes com nível de gravidade acentuados, e esse treinamento é para que a gente possa ter meios e recursos para atender essas emergências, que hoje são abaixo da necessidade pra o atendimento”, avalia o técnico.

Ele orienta ainda que as pessoas devem se afastar ao máximo ao presenciarem um acidente como este. Outra orientação é que não reutilizem recipientes onde tenham sido colocados produtos inflamáveis e perigosos, a fim de evitar acidentes e a contaminação.

As informações são do repórter Danillo Freitas do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade