Feira de Santana

Procon apreende peixes, mariscos e outros alimentos durante fiscalização

Ele alerta aos consumidores que não comprem esses alimentos congelados, caso as embalagens estiverem abertas

25/02/2015 às 12h16, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso e Ney Silva

Fiscais da Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) iniciaram na manhã desta quarta-feira (25) uma fiscalização em estabelecimentos que vendem peixes e frutos do mar. Dois estabelecimentos que vendem produtos congelados foram visitados nesta quarta. O trabalho foi coordenado pelo chefe de fiscalização do Procon, Itaraci Pedra Branca Junior.

Ele informou que o objetivo da fiscalização é fazer com que o consumidor, com a proximidade da semana santa, possa adquirir esses alimentos com qualidade. “O Procon está observando o aspecto dessas embalagens, o acondicionamento dos freezers e a validade que é dada pelos fornecedores aos produtos”, afirmou Itaraci.

Ele alerta aos consumidores que não comprem esses alimentos congelados, caso as embalagens estiverem abertas, pois pode haver a entrada de microorganismos. Itaraci destacou que a intenção da fiscalização não é multar os donos dos estabelecimentos, mas que os proprietários respeitem a lei de defesa do consumidor e garantam um produto de qualidade.

O chefe de fiscalização informou que além das chamadas peixarias, outros estabelecimentos, como hipermercados, supermercados, atacadões e mercadinhos, vão ser alvo desse trabalho.

Os estabelecimentos visitados hoje ficam localizados nos bairros Capuchinhos e Kalilândia. No primeiro, que fica na Getúlio Vargas, os fiscais apreenderam três pacotes de camarão, que estavam abertos, e estendeu a fiscalização a outros produtos, como sucos, barras de cereais, chocolates, entre outros, que estavam com o prazo de validade vencido, e também foram apreendidos. A empresa foi notificada e poderá ser multada.

A proprietária da empresa, Selma Figueiredo, disse que o trabalho de fiscalização do Procon é muito importante. “Esse trabalho faz com que nós comerciantes possamos ter mais atenção com os produtos nas prateleiras. Mas eu costumo fazer isso semanalmente, toda segunda-feira”, afirmou.

Sobre os produtos apreendidos, ela disse que sempre está observando os freezers e lamentou o fato de outros produtos alimentícios, que não eram alvo da fiscalização, serem apreendidos. Justificou ainda que trabalha com quase 3 mil itens e isso passou despercebido.

No segundo estabelecimento, localizado no bairro Kalilândia, a fiscalização encontrou mariscos vencidos e outros produtos, como sucrilhos e sucos de diversos sabores, até com mais de um ano de vencido. Assim como ocorreu no primeiro estabelecimento, os produtos foram todos recolhidos e foi lavrado um alto de infração.

Funcionária da empresa, Samira Conceição, informou que só tem 20 dias trabalhando no local e que há um grande mix de mercadorias. De acordo com ela, a empresa não tem um grande fluxo de clientes, apenas duas pessoas ficam no controle dos produtos, o que veio a ocasionar essa apreensão de produtos vencidos.

Itaraci Pedra Branca informou que o trabalho vai continuar em outros estabelecimentos e depois vai se estender aos peixes e frutos do mar que são vendidos frescos nas feiras livres. Nesse caso, segundo ele, o Procon terá o apoio da Vigilância Sanitária.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade