Artigo

O PAPA E A FELICIDADE

DOAR-SE aos outros. Se você parar, vai correr o risco de ser egoísta.

30/01/2015 às 15h38, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Viver e deixar os outros viverem. Passar o domingo em família e brincar com as crianças. Esquecer o negativo e doar-se aos outros. Estes são alguns dos conselhos que o papa Francisco nos dá em seu “decálogo” para sermos felizes. “Qual é a formula da felicidade”, pergunta o jornalista. O Papa não foge da pergunta e ensina uma receita para sermos felizes.

“ VIVA e deixe viver. Vá em frente e deixe os outros irem em frente. Viva e deixe viver é o princípio da paz e da felicidade.

DOAR-SE aos outros. Se você parar, vai correr o risco de ser egoísta. Água parada fica logo podre.

RESPEITE os idosos. Eles têm sabedoria, são a memória de um povo. E um povo que não cuida dos seus idosos não têm futuro.

BRINCAR com as crianças é fundamental, é uma cultura sadia. É difícil! Os pais vão trabalhar cedo e voltam muitas vezes quando os filhos já estão dormindo.

PASSAR os domingos com a família e com os amigos. Todos querem o domingo livre. O domingo é para a família, o descanso e para rezar.

AJUDAR os jovens a conseguir emprego. Temos que ser criativos com essa faixa etária. Se faltam oportunidades, eles caem na droga. É muito alto o índice de suicídios entre os jovens sem trabalho.

CUIDAR da natureza. Temos que cuidar da criação e não estamos fazendo isso. É um dos maiores desafios que temos.

ESQUECER rápido o que é negativo. A necessidade de falar mal do outro indica uma baixa autoestima: eu me sinto tão abaixo que, em vez de subir, rebaixo o outro. Esquecer rápido o negativo, é sadio. Perdoar sempre. Perdoar faz bem.

RESPEITAR quem pensa diferente. Podemos motivar o outro com o testemunho. Cada um dialoga a partir da sua identidade. A Igreja cresce por atração, não por proselitismo.

PROCURAR ativamente a paz. Estamos vivendo uma época de muita violência nas famílias, nas comunidades e no mundo. A paz, às vezes, dá a idéia de quietude, mas nunca é quietude, é sempre uma paz ativa."

Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
[email protected]


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade