Feira de Santana

Centro de Zoonoses vacinou mais de 44 mil animais em 2014

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Mirza Cordeiro, os animais são vacinados o ano inteiro.

26/01/2015 às 10h09, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) vacinou 44.627 animais em 2014, entre cães e gatos. O Centro é um posto fixo de vacinação, que funciona de segunda a sexta, das 8 às 15 horas. Entre as atividades realizadas pelo Centro de Zoonoses estão as apreensões de animais de grande porte (cavalos), que totalizou cerca de 674 e os de pequeno porte (cães e gatos) que são abandonados nas vias públicas, totalizando assim 279.

(Foto: Arivaldo Publio/ Coordenador Mirza Cordeiro)

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Mirza Cordeiro, os animais são vacinados o ano inteiro. “Não existe mais uma campanha específica, existe toda uma rotina de vacinação, porque o animal que nasce tem à disposição a vacinação. O animal pode receber a vacina anti-rábica a partir do terceiro mês de vida. Por isso, é importante lembrar que a raiva é uma doença que não tem cura e a melhor forma de prevenção é a vacina”, informa.

“O Centro registra um número elevado de animais apreendidos”, afirma a coordenadora do CCZ. Ela disse ainda que os animais que são apreendidos e encaminhados para o Centro de Zoonoses passam por triagem para verificar as condições de saúde e o proprietário paga a taxa. “Após isso é colocado um micro chip para identificar o animal. Enquanto a gente não sensibilizar a mudança cultural das pessoas, mais animais continuarão sendo abandonados nas ruas da cidade, como vem acontecendo”, salienta. Em fevereiro, o Centro volta às atividades de vacinação nas Unidades de Saúde.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade