Feira de Santana

Farmacêutico alerta população sobre perigo da automedicação

O coordenador de Farmácia do Hospital Estadual da Criança (HEC), Fábio Ferreira, alerta a população sobre o perigo da automedicação.

26/01/2015 às 09h54, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Na última terça-feira (20) foi celebrado no país o Dia do Farmacêutico. E um dos assuntos que mais envolvem a categoria é o uso de medicamentos sem prescrição médica. De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos cinco anos, quase 60 mil casos foram registrados no país devido ao uso de medicamentos por conta própria.

O coordenador de Farmácia do Hospital Estadual da Criança (HEC), Fábio Ferreira, alerta a população sobre o perigo da automedicação. “O uso de medicamentos sem prescrição médica, principalmente os de fácil acesso, pode ocasionar graves problemas de saúde e gerar diversos efeitos colaterais, como úlceras, reações alérgicas e dependência. Além disso, o uso contínuo de certos remédios pode aumentar a resistência à composição do mesmo e, com isso, inibir a eficácia das substâncias no organismo”, explica.

Ainda segundo o farmacêutico, é sempre importante procurar um médico antes de se medicar e, caso o medicamento não exija receita, procurar um farmacêutico para se certificar e obter orientação sobre o uso correto do remédio.

“Todo cuidado é pouco na hora de ingerir um medicamento e o cuidado deve ser redobrado quando se tratar de uma criança. Não é todo medicamento que elas podem consumir; é preciso consultar um médico, analisar se há alguma contra-indicação e se a criança possui alergia a alguma substância”, salienta Fábio Ferreira.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade