Feira de Santana

Defesa Civil orienta moradores de residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida

Durante a ação, são passadas várias orientações aos moradores, principalmente relacionadas a direitos e deveres.

25/01/2015 às 10h17, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

“Se a gente não respeitar o vizinho, dificilmente teremos uma boa convivência”. A frase é do engenheiro ambiental Antonio José do Rosário, da Defesa Civil Municipal, para moradores do Residencial Aviário II. Ele foi um dos palestrantes em mais uma ação de cidadania e prevenção contra acidentes, desenvolvida por técnicos da Defesa Civil em unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha vida em Feira de Santana.

Durante a ação, são passadas várias orientações aos moradores, principalmente relacionadas a direitos e deveres. “Eu não sabia que o prazo de validade de uma mangueira de botijão de gás é de cinco anos”, salientou a dona de casa Elvira Santos, após ouvir do técnico Luis Ernesto um alerta sobre o perigo que representa um vazamento de gás.

A platéia, formada em sua maioria por mulheres, também ouviu orientações sobre a destinação do lixo, uso de extintores de incêndio nas residências e como preservar a estrutura dos prédios.

“Em nenhuma hipótese o morador pode alterar a construção sem uma consulta prévia aos órgãos de fiscalização”, explicou Jorge Pinho, coordenador da Defesa Civil Municipal. Ele citou casos em que a simples colocação de uma grade, com o uso de talhadeira e marreta, comprometeu a estrutura de um bloco inteiro.

Em outros residenciais a Defesa Civil já constatou comércio ilícito de produtos inflamáveis, a exemplo de gás de cozinha, e barracas fixas em frente aos blocos, além de instalações hidráulicas improvisadas em área externa, o que também é proibido.

Inaugurado em março do ano passado, o residencial Aviário II conta com 340 famílias, distribuídas em 17 blocos. Jorge Pinho lembrou que em nove blocos já existem síndicos. “Eles (síndicos) têm um papel importante na preservação dos imóveis”, destaca.

Dia 29 de janeiro é a vez do Residencial Água Verde, no bairro Santo Antonio dos Prazeres, receber mais uma ação da equipe da Defesa Civil Municipal de Feira de Santana.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade