Economia

Pesquisa do IBGE constata crescimento de 16,3% no setor de serviços na Bahia

Entre as atividades destacaram-se serviços profissionais, administrativos e complementares

23/01/2015 às 11h33, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), registra que a receita nominal do setor de serviços apresentou, em novembro de 2014, crescimento de 16,3% na Bahia em relação ao mês de novembro de 2013. O indicador também expandiu no acumulado do ano, com o índice de 6%. Já o acumulado em 12 meses cresceu 5,7%.

Os dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), colocam o estado na primeira posição no ranking do país, na variação mensal, acima das demais unidades federativas e do resultado nacional (3,7%). Na comparação com igual mês do ano anterior, houve aumento em todas as atividades pesquisadas, exceto as de serviços de informação e comunicação, que teve estabilidade relativa.

Entre as atividades destacaram-se serviços profissionais, administrativos e complementares (45,5%), transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,8%), serviços prestados às famílias (7,2%) e outros serviços (3,2%), categoria que inclui atividades artísticas, de tratamento de beleza, outros serviços pessoais, atividades de apoio à educação e atividades funerárias e serviços relacionados.

Acumulado do ano

No resultado acumulado no ano houve maior expansão na atividade de serviços profissionais, administrativos e complementares (14,4%). O setor de serviços prestados às famílias e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio seguem o mesmo comportamento, com variações de 10,9%. Em seguida aparecem outros serviços, com o índice de 8,8%. Já serviços de informação e comunicação tiveram retração de 7,2%.

Os resultados acumulados nos últimos 12 meses indicam que, entre dezembro de 2013 e novembro de 2014, todas as atividades ampliaram as receitas nominais, exceto serviços de informação e comunicação (-7,0%).

No destaque de expansão no período aparece a categoria de serviços profissionais, administrativos e complementares (13,3%). A atividade é seguida no resultado positivo pelos grupos serviços de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (10,6%) e outros serviços (8,2%).

Os dados por unidades da Federação ressaltam que, nos resultados acumulados em 2014, todas os estados apresentaram crescimento nominal, exceto Roraima (-0,1%) e Amapá (-1,4%). Nesta análise, a Bahia ocupa a 10ª posição com expansão de 6,0%.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade