Feira de Santana

Presidente da Embasa não descarta possibilidade de manobras na rede de água

De acordo com Abelardo Oliveira, a Embasa adotou providências, pensando no futuro, para que problemas de escassez de água, como vêm acontecendo em São Paulo, não ocorra no estado da Bahia.

21/01/2015 às 18h35, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

No período do verão o consumo de água aumenta e existe a possibilidade da falta de água. Para que isso não ocorra, o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho, pediu, durante a inauguração de uma nova loja de atendimento ao consumidor na tarde desta quarta-feira (21), que a população se conscientize e não desperdice água. Uma campanha de conscientização foi lançada pela Embasa.

“Infelizmente existe falta de consciência e por isso que todos os anos, especialmente no verão, a gente faz campanhas de conscientização visando o uso racional da água”, afirmou, acrescentando que a Embasa trabalha com a possibilidade de não fazer manobras na rede de água, mas caso seja necessário a empresa recorrerá a essa possibilidade.

De acordo com Abelardo Oliveira, a Embasa adotou providências, pensando no futuro, para que problemas de escassez de água, como vêm acontecendo em São Paulo, não ocorra no estado da Bahia. Ele afirmou que uma das primeiras ações da Embasa foi criar um programa de recuperação de sistema e elaborar projetos para execução de grandes obras estruturantes, em diversas regiões do estado, o que segundo Abelardo, fez com que, apesar da maior estiagem das últimas seis décadas, praticamente não houvesse grandes problemas de abastecimento de água no estado.

“Fizemos planejamento e tivemos ações. Estamos pensando no futuro, elaborando um projeto para ampliação da capacidade, produção e tratamento de água, exatamente porque avançamos muito para a zona rural. Buscamos atender a população da sede do município, vamos entregar a obra do distrito de Ipuaçu, que é grande e que não tinha água”, afirmou.

Investimentos

Além da inauguração da loja de atendimento ao consumidor e da reforma da loja já existente no centro da cidade, o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho, afirmou que Feira de Santana será beneficiada com outros investimentos no ano de 2015, como o centro de reservação norte, que está sendo construído próximo a nova loja que foi inaugurada, no bairro Campo Limpo.

“O centro atrasou um pouco, pois compramos o equipamento importado. Além disso, estamos com ampliação na área leste, já concluídos as obras de esgotamento sanitário da primeira etapa do Jacuípe e Subaé e estamos executando a segunda etapa. São quase 300 milhões de reais investidos, que é o maior investimento de toda a história da Embasa aqui em Feira de Santana. Estamos na busca incessante de garantir o acesso à água de qualidade para as pessoas, e também serviços de esgotamento sanitário”, afirmou.

Expansão da rede de esgotamento

Abelardo Oliveira disse que a previsão futura é que quase a totalidade do município de Feira de Santana seja atendida com esgotamento sanitário. “Estamos executando a segunda etapa das bacias do Jacuípe e Subaé e fica faltando complementar a bacia do Pojuca, que já temos o projeto e estamos com perspectiva de captação de recursos”, informou.

Nova loja vai atender cerca de 600 pessoas por dia

A nova loja de atendimento da Embasa, que está localizada na Rua Monsenhor Moises do Couto, bairro Campo Limpo, tem a capacidade de atender cerca de 600 pessoas por dia, segundo informou o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto. “Essa loja vai facilitar o atendimento às pessoas que moram na região norte da cidade. Agora eles não vão precisar se deslocar para o centro da cidade”, disse.

O deputado estadual Zé Neto, destacou que serão mais de 15 bairros atendidos, a exemplo do George Américo, Feira VI, Asa Branca, Sobradinho entre outros, o que, segundo ele, vai viabilizar um melhor atendimento também no centro da cidade. “Vamos ter condição de dar um suporte e um atendimento maior”, ressaltou.

O presidente do sindicato dos trabalhadores Rurais de Feira de Santana, José Ferreira Sales, comemorou a inauguração da nova loja, que também vai atender comunidades da zona rural. “Esperávamos por esse atendimento já há algum tempo, pois vai facilitar algumas comunidades rurais, como Maria Quitéria. Temos uma deficiência grande nessa região e com certeza em um futuro próximo vai atender a necessidade das pessoas que vem procurar atendimento”, afirmou.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade