Bahia

Salvador recebe cerca de 16 mil turistas de cruzeiros marítimos esta semana

Na manhã desta terça-feira (20), pouco mais de 800 turistas estrangeiros - todos da terceira idade - desembarcaram no Porto de Salvador

21/01/2015 às 09h09, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Até a próxima quinta-feira (22), Salvador vai receber cerca de 16 mil turistas de cruzeiros marítimos. Este número contempla visitantes de outras regiões do Brasil e também do exterior, cuja maioria vem à cidade pela primeira vez. De acordo com estimativa da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o público esperado para esta semana deve injetar em torno de R$ 4,8 milhões na capital baiana.

Na manhã desta terça-feira (20), pouco mais de 800 turistas estrangeiros – todos da terceira idade – desembarcaram no Porto de Salvador, localizado na Avenida da França, no bairro do Comércio. O turismo de pessoas com idade acima de 60 anos é um segmento bastante explorado em diversos países e vem ganhando força no Brasil na última década.

Conhecedor dos principais portos europeus, o jornalista David Shute, de 63 anos, natural do condado de Essex, no Sudeste da Inglaterra, afirma ter se apaixonado por Salvador à primeira vista. Acompanhado da esposa, Jane, o britânico diz que a visão do "paredão" da Cidade Alta da capital, quando contemplado do meio da Baía de Todos-os-Santos, é uma das imagens mais belas do planeta. "Esta é nossa primeira visita à Bahia. Nosso interesse era conhecer a arquitetura antiga da cidade, em especial as construções religiosas. Aquilo tudo que vemos na internet", diz a inglesa, em "portunhol".

Segundo Jane Shute, o casal viveu durante anos na Península Ibérica, ficando um tempo longo na Espanha e por algum período em Lisboa. A inglesa, de 60 anos, reitera a impressão inicial do marido ao conhecer a capital da Bahia. "Estou realmente encantada. Sabíamos que Salvador era bela, mas a sensação de pisar aqui não tem explicação. Pena que ficaremos apenas até o final do dia", lamenta.

O casal chegou a Salvador a bordo do navio Black Watch, originário das Bahamas, mas com a última saída registrada na cidade de Mindelo, em Cabo Verde. A embarcação aportou por volta das 8h, trazendo 820 passageiros, e permanece em Salvador até às 18h, quando segue viagem para o Rio de Janeiro.

Mais visitantes – Pela tarde, ancorou no cais do Comércio o Sovereign (também chamado de “O Soberano dos Mares”), navio de bandeira maltesa, com 2.852 visitantes, que permanecerá em solo baiano até às 15h de quarta-feira (21). Daqui, a embarcação segue viagem para Búzios, no litoral fluminense.

Outras quatro embarcações chegarão até quinta-feira. Estão previstos para esta quarta o Costa Deliziosa, com 2.826 pessoas; o Artania, com 1.323 passageiros; e o Costa Favolosa, trazendo 3.780 turistas. Na quinta, o MSC Preziosa fecha a semana de cruzeiros em Salvador, com o desembarque de 4.363 passageiros.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade