Feira de Santana

Licitação do transporte público de Feira de Santana deve acontecer em março

O contrato atual com as empresas de ônibus que operam na cidade estará se encerrando no próximo mês de fevereiro.

20/01/2015 às 18h17, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O prefeito José Ronaldo de Carvalho anunciou na tarde desta terça-feira (20) a licitação para a escolha de novas empresas para atuarem no sistema de transporte coletivo de Feira de Santana. O contrato atual com as empresas de ônibus que operam na cidade estará se encerrando no próximo mês de fevereiro.

José Ronaldo informou que a licitação é uma concorrência pública de técnica e preço, e tem um prazo mínimo de 45 dias para poder ser realizada, ficando para o dia 16 de março. O edital de licitação será publicado nesta quarta-feira (21). “Espero que todo o processo seja concluído o mais rápido possível, e que a gente possa ter um transporte público de qualidade”, afirmou.

De acordo com o prefeito, a maior oferta ganhará o processo licitatório. Ele citou alguns requisitos, que também serão determinantes para a escolha da empresa ganhadora.

“Outros critérios, como o aproveitamento dos atuais trabalhadores do sistema de transporte e a empresa que vier a participar do processo licitatório e disser que vai ser mais ágil na entrega dos ônibus novos, também serão avaliados, pois queremos que o processo seja ágil”, destacou, acrescentando que as empresas que vão participar do processo licitatório têm o compromisso de trazer ônibus novos para colocar dentro do sistema e que a meia passagem aos domingos e feriados está mantida.

Além da manutenção da meia passagem, José Ronaldo informou que o valor da tarifa, que foi reajustado recentemente para R$ 2,70, não sofrerá mudanças nos próximos meses. O prefeito ainda falou sobre a integração do BRT ao atual sistema de transporte.

“Quem ganhar a licitação já sabe que também vai operar o BRT. Com o BRT, a empresa tem que ter uma razoável quantidade de ônibus adaptados para as estações de passageiros que serão construídas e devidamente adaptadas para pessoas com deficiência”, informou.

O prefeito José Ronaldo ainda avaliou que o público aprova o SIT (Sistema Integrado de Transportes). Ele reconhece que atualmente o sistema não está como a população quer e disse que a administração também está insatisfeita, mas lembrou que quando deixou o governo em 2008, o SIT tinha 85% de aprovação.

“O sistema foi se deteriorando nos últimos anos. Em janeiro de 2013, tinha 82 ônibus com mais de 10 anos, mas hoje não tem. Queremos buscar algo melhor, queremos ter contratos cumpridos rigorosamente. Quando não se cumpre contrato fica difícil para atrair empresas para participar de licitações na cidade. Cancelamos alguns contratos de obras, mas o sistema de transporte não se acha de uma hora para outra. Empresa nenhuma aceita vir para uma cidade para um contrato provisório, pois ela faz um grande investimento”, afirmou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade