Bahia

Projeto tecnológico para Agentes Comunitários de Saúde é lançado na Bahia

O m-ACS vai desenvolver soluções tecnológicas, com emprego de tablets, conectados à rede de dados, com aplicativos específicos

15/12/2014 às 09h10, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Um projeto que levará tecnologia para a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) foi lançado na última quinta-feira (11), no Parque Tecnológico da Bahia. O m-ACS vai desenvolver soluções tecnológicas, com emprego de tablets, conectados à rede de dados, com aplicativos específicos, desenvolvidos de acordo com as necessidades de atuação dos ACS. Fruto de um convênio entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (Secti) e a Frocruz Bahia, a iniciativa conta com o apoio dos senadores Walter Pinheiro (PT/BA)e Lídice da Mata (PSB/BA).

Durante o lançamento, o senador Pinheiro destacou a importância de levar a tecnologia da informação para o trabalho desenvolvido pelo ACS. “Os relatórios das visitas gerados hoje são de papel, difíceis de serem utilizados como base de dados. Com esta tecnologia será muito mais eficiente o processamento das informações, e dessa forma o atendimento se torna mais completo, com a possibilidade do uso do equipamento para a telemedicina e para transmitir conteúdos de prevenção a doenças para as famílias, por exemplo”, destacou Pinheiro.

No Brasil, existem mais de 257 mil agentes, que participam de cerca de 35 mil equipes de Saúde da Família, com cobertura de 62 milhões de pessoas. De acordo com a Fiocruz, o uso dos aplicativos vai ajudar na identificação precoce de doenças, permitindo ainda agilidade do fluxo e tratamento da informação, o que vai melhorar o direcionamento das ações das equipes da Saúde da Família.

Conforme o diretor da Fiocruz Bahia, Manoel Barral Netto, os aplicativos (Apps) e sistemas desenvolvidos serão disponibilizados para uso gratuito pelo SUS e um estudo piloto da solução será realizado na região metropolitana de Salvador. Após avaliação dos resultados, espera-se ampliar o piloto para outros municípios, com a realização de um estudo multicêntrico.

O projeto foi lançado no âmbito da Plataforma de Tecnologias para o SUS, uma unidade equipada com infra-estrutura para desenvolver projetos com enfoque prioritário na atenção básica, instalada numa área de cerca de 80 metros quadrados e conectada à Rede Metropolitana Salvador (ReMeSSA), no Parque Tecnológico.

O evento também contou com a presença do ex-governador Roberto Santos, do coordenador executivo do Parque Tecnológico, Leandro Barreto, e do pesquisador da Fiocruz, Mitermayer Galvão Reis.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade