Feira de Santana

Cerca de 40 mil cães foram vacinados este ano em Feira de Santana

Ainda segundo Mirza, nos últimos anos a população de cães tem diminuído, pois as pessoas estão preferindo os gatos.

14/12/2014 às 08h06, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Foi realizado neste sábado (13), o último dia da campanha de vacinação contra raiva, em Feira de Santana. A ação foi realizada na Secretaria de Saúde e em mais seis postos espalhados pela cidade.

De acordo com a veterinária Mirza Cordeiro, a secretaria forneceu a vacina durante todo o ano, mas havia ainda alguns animais que não tinham sido vacinados. Segundo ela, em 2014 já foram imunizados contra a raiva cerca de 40 mil cães, mas ela acredita que esta população gira em torno de 70 mil.

“Mesmo que ele tenha tomado a vacina em 2013, ele tem que tomar em 2014. Além da vacinação que é feita pela Secretaria de Saúde, existem as clínicas veterinárias”, observou a veterinária.

Ainda segundo Mirza, nos últimos anos a população de cães tem diminuído, pois as pessoas estão preferindo os gatos. “Nós estamos observando que a população de gatos está aumentando em relação à de cães. Porque hoje as pessoas moram em apartamento, viajam, e o gato é um animal que ele tem uma independência maior do que o cão. Então a gente percebe que a preferência está sendo por gatos”, informou.

Abandono

De acordo com a médica veterinária, infelizmente ainda existe muito abandono de animais pela comunidade. Segundo ela, as pessoas devem se conscientizar que lugar de cachorro não é na rua.

“Infelizmente, as pessoas têm os animais e por um motivo qualquer, porque está doente, tem uma sarna, até quando o animal cruza, abandonam o animal. Quando as pessoas adquirem um animal elas têm que ter a guarda responsável e dar todo o suporte, de vacinação, remédio de verme, dente, alimentação, lugar adequado. E se você não quer que esse animal se reproduza ele não pode estar na rua, porque a cadela entra no cio duas vezes por ano”, explicou.


As informações são de Ney Silva 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade