Feira de Santana

Funcionários de shopping reclamam de horário especial de Natal

Segundo eles, além da falta de segurança para retornar para casa, não há ônibus do transporte coletivo circulando.

12/12/2014 às 14h02, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os horários e dias de funcionamento do comércio e dos shoppings centers sofrem alterações no final do ano por causa do aumento do movimento durante as compras de Natal e Ano Novo.

No entanto, a alterações não agradam a todos. Desde que foram informados sobre o horário especial de funcionamento do Boulevard Shopping, os comerciários têm demostrado a insatisfação de saber que o estabelecimento vai funcionar até a meia-noite.

Segundo eles, além da falta de segurança para retornar para casa, não há ônibus do transporte coletivo circulando. Eles também reclamam que após o fechamento das lojas os funcionários ainda ficam nas empresas por algum tempo para encerrar os trabalhos do dia, o que os fazem chegar ainda mais tarde em casa.

O Acorda Cidade recebeu diversas reclamações de vários funcionários do shopping, que querem o fechamento mais cedo, mas a decisão do estabelecimento já foi tomada e o horário especial já foi divulgado (Veja o horário).

Para a vendedora de uma loja de departamento, a procura por mercadorias no estabelecimento é pequena no horário mais tarde. “Além disso esse horário estendido para um horário tão tarde nos impede de passar mais tempo com a família, porque chegamos em casa cansados”, lamentou.

Reunião

O presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana, Décio Mendes Barbosa, informou ao Acorda Cidade que o sindicato também recebeu vários telefonemas de comerciários reclamando do horário e cobrando um posicionamento.

“Marcamos uma reunião com o sindicato patronal, a Associação dos Lojistas do Shopping e a superintendência para discutirmos o horário de fechamento abordando os problemas, como a segurança e as dificuldades do transporte. Procuramos de todas as formas deixá-los esclarecidos sobre as necessidades de ter um horário diferente do que foi apresentado para que os colegas saiam mais cedo”, disse Décio.

O sindicalista afirmou que a reunião teve duração de cerca de duas horas e não houve acordo. “Eles argumentaram que nos shoppings de Salvador as lojas abrirão até meia-noite e que não tem motivo para Feira de Santana fechar mais cedo, já que o risco que correm em Salvador, também podem correr em Feira de Santana em qualquer horário. Eles disseram também que tomarão providências juntamente com a Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Transportes Trânsito (SMTT) para garantir policiamento e transporte para eles seguirem para casa”, continuou.

Décio ressaltou que durante a reunião foi deixado claro que se houver a necessidade de uma renegociação o sindicato voltará a procurar a direção do shopping e representantes dos lojistas. “Não podemos ficar tranquilos, e deixar de tomar nenhuma iniciativa, sabendo que há problemas com os trabalhadores”, finalizou.

Um dos comerciários que entrou em contato com o Acorda Cidade fez questionamentos sobre a carga horária e informou que não têm garantia de que receberão horas-extras.

“Imaginem só o perigo que corremos em ter que sair nesse horário. Que horas vamos chegar em casa pra começar no outro dia e ir até o mesmo horário? Sem falar das horas-extras, que nem todos nós recebemos. Os donos de loja querem compensar com folgas depois e dizem que trabalhamos com comissão e quanto mais vendermos melhor”, contou.

“Já que não conseguimos diminuir a carga horária diária do funcionamento do shopping, gostaria de pedir que tentassem um acordo com a direção do mesmo para que aumentem o horário de funcionamento dos ônibus. Como é que as lojas vão fechar zero hora e os ônibus vão funcionar até a 00h30 se quando as lojas fecham ainda vamos arrumar e com certeza vamos sair depois desse horário? E no nosso bairro, quando descermos do ônibus, que segurança teremos? Nossa! Será que os comerciantes não pensam nisso? Isso é desumano. Lamentável”, declarou.

Sobre o horário de funcionamento estendido o Boulevard Shopping esclarece que:

1. O Sindicato do Comércio e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Feira de Santana, através de seus presidentes e representantes, assinaram acordo com o Boulevard Shopping, em 25 de novembro de 2014, permitindo ao estabelecimento estender o horário de funcionamento exatamente na forma em que está sendo divulgada;

2. A fim de primar pelo compromisso com seus colaboradores, o Boulevard Shopping acordou com a empresa de transporte urbano, Princesinha, a ampliação dos horários dos ônibus. Sendo assim, o transporte público circulará até a 00h30 no ponto de ônibus do estabelecimento. Já na Estação de Transbordo o último balão acontecerá após a chegada dos carros da 00h30;

3.Também foi firmada parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito a fiscalização no cumprimento da ampliação dos horários acordados com a empresa Princesinha;

4. O empreendimento também solicitou a 66 ª Companhia da Polícia Militar o reforço no efetivo no entorno do Shopping durante os dias de horários estendidos;

5. O Boulevard Shopping atua em Feira de Santana com base no que shoppings centers de todo o país fazem em períodos de grande fluxo no comércio. É sabido que com o aumento do volume de clientes, se faz necessário um esforço de todo comércio varejista para proporcionar maior tempo e comodidade aos consumidores em suas compras de Natal;

6.Vale ressaltar que as horas extraordinárias desse período serão indenizadas com acréscimo de 100% (cem por cento) sobre o valor das horas normais nos termos da CCT 2014/2015, além do ganho salarial, proporcionado pelas comissões geradas pelo incremento das vendas no período.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade