Bahia

Governo do Estado promove melhorias no Centro Antigo de Salvador

O Plano foi elaborado e está sendo coordenado pela Dircas/Conder com a participação Prefeitura e do Governo Federal, que renovaram recentemente a assinatura de cooperação técnica.

12/12/2014 às 08h56, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Uma série de ações está sendo realizada em 11 bairros que integram o Centro Antigo da capital baiana para a requalificação da região. As obras fazem parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador – conduzido pelo Governo do Estado, por meio da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Conder – e abrangem a requalificação de vias com projeto de acessibilidade, recuperação externa de igrejas e prédios históricos, reforma de casarões para uso habitacional e manutenção e limpeza constantes do patrimônio que integra o rico conjunto arquitetônico.

O Plano foi elaborado e está sendo coordenado pela Dircas/Conder com a participação Prefeitura e do Governo Federal, que renovaram recentemente a assinatura de cooperação técnica. Foram definidas 14 propostas gerais de ação voltadas ao Centro Antigo de Salvador (CAS), entre elas o incentivo ao uso habitacional de imóveis da região, assegurando sua função social, assim como a qualificação dos espaços culturais e monumentos e a requalificação da infraestrutura.

São obras que incluem, entre outras ações, a requalificação de vias, restauração de igrejas e monumentos, recuperação externa de casarões históricos e um trabalho de manutenção e limpeza constantes do patrimônio que integra rico conjunto arquitetônico, com destaque para o Centro Histórico de Salvador, área tombada pelo Iphan e reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.

Obras

As intervenções iniciadas em 2012 estão melhorando o acesso das pessoas a diversos pontos do Centro Histórico de Salvador, bem como tornando mais confortável a mobilidade por ruas, praças e travessas. Em fase de conclusão, a requalificação urbana da Baixa dos Sapateiros, por exemplo, faz parte da política de valorização da cidade. Em outubro deste ano, o Governo do Estado entregou um conjunto de obras na região, conhecida pelo tradicional comércio, destacando-se a reforma do Quartel do Corpo de Bombeiros, a Praça dos Veteranos e a Ladeira do Pax. A obra ao longo da J.J.Seabra segue até a Barroquinha e tem a previsão de ser finalizada em março de 2015.

Outra intervenção na região do Centro Histórico é a requalificação da Ladeira do Pilar, finalizada em novembro. O projeto incluiu drenagem e pavimentação da ladeira, assim como área de lazer e convivência para a comunidade. "Nossa expectativa, agora, é com o início das obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas em 14 bairros do Centro Antigo. Vamos iniciar, em janeiro de 2015, a implantação de calçadas, acessibilidade, ciclofaixas e recuperação de vias com investimentos da ordem de R$121 milhões para a melhoria da infraestrutura, que irá beneficiar diretamente os 77 mil moradores da região", disse a diretora do Centro Antigo de Salvador, Beatriz Lima.

O Centro Antigo de Salvador é uma área de 7 km², que inclui em sua extensão territorial onze bairros da capital baiana como Centro, Barris, Tororó, Nazaré, Saúde, Barbalho, Macaúbas, parte do espigão da Liberdade, Santo Antônio e Comércio, além do Centro Histórico.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade