Eventos Acadêmicos

Colóquio FTC discute direito e cidadania

Entre os palestrantes está o professor Luiz Viana Queiroz, presidente da OAB Bahia.

22/11/2014 às 12h17, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Com o tema “Discutindo Direito e Cidadania”, será realizado no auditório do IBIS Hotel, nos dias 26 e 27 de novembro, sempre das 18 às 22h, o 1º Colóquio de Direito FTC. A promoção é dos alunos do curso de Direito, juntamente com o Colegiado e docentes do curso.

O colóquio tem como objetivo promover um amplo espaço de discussão e troca de conhecimentos sobre temáticas do Direito no mundo atual, possibilitando desenvolver novas plataformas de apoio ao ensino e aprendizagem dos futuros operadores do Direito.

A professora Geruza Gomes dos Santos, coordenadora do curso, como também do projeto do evento salienta que o 1º Colóquio de Direito FTC é promovido e organizado pelos alunos e conta com a participação de docentes das variadas cadeiras do curso. “A ideia é proporcionar uma maior integração entre os membros da comunidade acadêmica, desenvolvendo, dessa forma, o olhar crítico dos atores envolvidos nas ciências do Direito”, disse ela.

Entre os palestrantes está o professor Luiz Viana Queiroz, presidente da OAB Bahia, que vai falar sobre “O operador do Direito nos dias atuais”. Ele é professor de Direito da Universidade Católica do Salvador e da ESAD – Escola Superior da Advocacia Orlando Gomes. Suas áreas de especialização incluem Direito Eleitoral, Municipal, Público e Cível.

Também já confirmou presença o professor Luciano Ribeiro Guimarães Filho, juiz de Direito do TJ/BA e juiz titular da Vara Cível da Comarca de Serrinha. Professor universitário, ele vai abordar o tema “Responsabilidade Civil pelo abandono afetivo”.

O evento conta ainda com a participação de José de Souza Brandão Neto, Juiz de Direito da Comarca de São Gonçalo dos Campos. Ele foi analista do Ministério Público da União, ex-delegado da Polícia Civil do Estado da Bahia. Também foi professor de Teoria Geral do Processo na Faculdade Nobre. Durante o Colóquio, ele vai apresentar o tema: “Limitações das Liberdades públicas e toque de recolher”.

Crimes Cibernéticos

Adriano Moreira de Oliveira Silva, é graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Tem experiência na área de Direito Penal e Processual Penal. Atualmente é Delegado de Polícia Federal – Chefe da Delegacia de Polícia Fazendária em Sergipe. Ele vai falar sobre “Possibilidades de defesa no inquérito policial”.

Bruno Silva Cerqueira, advogado especialista em Direito Processual Civil (JusPodivm) e pós-graduado em Administração de Empresas (FGV), vai apresentar o tema: “Um aspecto da tutela da dignidade da pessoa humana: o direito ao esquecimento”. É advogado e consultor com atuação voltada para o Direito Autoral, Direito do Trabalho, Direito das Relações do Consumo e Empresarial, com destaque em recuperação de crédito e gestão de risco.

Outro palestrante é Fabrício Rabelo Patury, graduado em Direito pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia; coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público da Bahia (Nucciber). Professor universitário das disciplinas Direito Penal e Prática Jurídica Penal, ele vai falar sobre “Introdução em Investigação de Crimes Cibernéticos”. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade