Feira de Santana

2º Acampamento Municipal do Levante Popular da Juventude marca mês da consciência negra

O Levante é um movimento que organiza jovens em todo o Brasil em busca de transformação social.

20/11/2014 às 11h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Neste sábado e domingo (22 e 23) o Levante Popular da Juventude realiza o seu 2º Acampamento Municipal, com o lema “O povo escreve a história nos muros”. O encontro acontecerá no Colégio Estadual Wilson Falcão. De acordo com os organizadores, é esperado um público de mais de 100 jovens das escolas públicas e comunidades de Feira de Santana, para o evento que, através da cultura hip hop e da arte de rua, colocará em debate a dura realidade dos jovens das periferias urbanas.

O Levante é um movimento que organiza jovens em todo o Brasil em busca de transformação social. Junto com o Movimento Negro e outros movimentos sociais, tem se colocado em luta contra o extermínio das populações negras e pobres das periferias, a favor das cotas raciais na universidade, e demais políticas públicas.

“O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, é momento de celebrar a negritude, além de denunciar a exclusão a que tem sido condenado desde o princípio da história desse país. Exemplo disso é o bairro onde será o acampamento, a Pedra do Descanso, território de Lucas da Feira, e hoje, objeto de descaso político e violência policial”, informam os organizadores.

O acampamento é também o momento de lançamento do projeto +Cores nas Escolas, ideia que brotou 2º Encontro de Grafitti de Feira de Santana, realizado pela NDF Crew e pelo Levante. Essa atividade reuniu artistas e jovens de todo o Brasil em setembro, no Colégio Estadual Ferreira Pinto, para promover a ocupação do espaço urbano com o graffiti, a linguagem do gueto. “O sucesso do encontro levou a este novo projeto, que irá realizar oficinas permanentes de grafitti nas escolas públicas de Feira, além de organizar os alunos em torno de grêmios estudantis”.

Na programação, teremos discussões sobre o tema da consciência negra e os problemas da juventude da periferia, além de muitas oficinas, comodança, fotografia, grafitti, dentre outras. Ocorrerão também apresentações musicais, cine-debates, e como não poderia faltar, a pintura guerrilheira dos muros da escola. O espaço é a periferia, aberto a todos os jovens que desejem participar, aprender graffiti, trocar experiência e conhecer um movimento social como o Levante Popular da Juventude.


Local: Colégio Estadual Wilson Falcão, Pedra do Descanso
Data: 22 e 23/11, a partir das 9h
Entrada: gratuita (com alimentação e alojamento).
Mais informações: 75 8242-8386

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade