Feira de Santana

Fórum Filinto Bastos realiza Semana de Conciliação

De acordo com o juiz Rogério Xavier, titular da 2ª Vara da Família, participam da Semana de Conciliação as Varas de Família, Cíveis, os Juizados Cíveis e os Juizados Criminais.

19/11/2014 às 11h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Atendendo a uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça, as comarcas de todo o Brasil estão realizando, desde a última segunda-feira (17) até o dia 28 deste mês, semanas de conciliação. Elas ocorrem em dois períodos, de 17 a 21 de novembro e de 24 a 28 do mesmo mês. No Fórum Filinto Bastos é grande a movimentação de servidores, juízes, advogados e pessoas que se inscreveram em busca de agilizar seus processos.

De acordo com o juiz Rogério Xavier, titular da 2ª Vara da Família, participam da Semana de Conciliação as Varas de Família, Cíveis, os Juizados Cíveis e os Juizados Criminais. Ele explicou que os processos a serem julgados foram cadastrados previamente, uma vez que antes da campanha começar foram afixados cartazes nas dependências dos fóruns e houve a divulgação através dos meios de comunicação.

“O cadastramento foi encerrado há bastante tempo e só está pendente agora a realização das audiências. Na 2ª Vara de Família, nessas duas últimas semanas, nós temos 135 audiências aprazadas”, informou.

O juiz ressalta que alguns aspectos pessoais entre as partes envolvidas na conciliação dificultam muitas vezes a realização dos acordos, como nas Varas de Família, por exemplo, onde as pessoas agem motivadas pela pirraça, o ódio e a vingança.

“Nas Varas Cíveis e nos Juizados as empresas levam muito em consideração a figura do juiz. Aquele que seja mais rápido em sentenciar ou que tenha uma caneta mais pesada, a empresa considera. Então ela vem com mais vontade de conciliar. No aspecto criminal, nos crimes de menor potencial é muito grande a conciliação”, enumerou.

O juiz Rogério Xavier esclareceu ainda que falta apoio para a realização da campanha. “Eu estou remunerando três estagiários do meu próprio bolso para a gente ter o mínimo de prestação satisfatória”, destacou.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade