Bahia

Entrega de equipamentos e de sementes marca Semana da Consciência Negra em quilombo

As famílias que vivem no quilombo se reuniram, nesta terça-feira (18)

19/11/2014 às 10h03, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, foi comemorado de forma antecipada na Comunidade Quilombola Fazenda Porteiras, do município de Entre Rios, região nordeste da Bahia. As famílias que vivem no quilombo se reuniram, nesta terça-feira (18), numa festa para marcar o recebimento de sementes, ferramentas agrícolas, kits do Projeto Quintais Agroflorestais e máquinas agrícolas.

A entrega foi uma iniciativa da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Há quase oito décadas morando no Quilombo Fazenda Porteiras, Gonçalo Vitalino, 79 anos, o atual presidente da Associação Quilombola da Fazenda Porteiras, fala do investimento na agricultura familiar que a comunidade passou a ter nos últimos anos.

“Tem sido um sucesso o trabalho da EBDA. Plantamos um pouco de tudo na comunidade e isso tem ajudado a manter as famílias aqui. Há dois anos que temos a DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf – Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar] e as coisas estão se organizando”, afirmou.

Além das famílias quilombolas já beneficiadas com as políticas públicas empreendidas por meio da EBDA, representantes do Quilombo Fazenda Gamba, também em Entre Rios, estiveram presentes para conhecer os procedimentos de inclusão e participação nos programas.

“Vimos o que a Fazenda Porteiras está conquistando e a gente veio aqui ver a possibilidade de conseguir o mesmo”, disse a moradora do Quilombo Fazenda Gamba, Maria Jane Conceição.

Inclusão cidadã

Desde 2007, a empresa promove a inclusão cidadã e produtiva de famílias remanescentes de quilombos, no estado, por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Atualmente mais de sete mil famílias quilombolas são assistidas pela EBDA, tendo acesso à DAP, documento que identifica o agricultor familiar e um dos mais importantes instrumentos de ingresso nas políticas públicas. A meta é atender as 550 comunidades quilombolas que existem no estado.

Para o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, a importância da ação encontra-se, principalmente na possibilidade de levar a essas famílias o conhecimento às políticas públicas e sobre seus direitos. “Hoje é a nossa comemoração oficial para a semana da consciência negra”.

Estiveram presentes no evento integrantes das comunidades quilombolas Fazenda Porteira e Fazenda Gamba, o presidente e técnicos da EBDA envolvidos na Assistência Técnica de Extensão Rural para quilombola, e a representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Abigail Alcântara Silva.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade